Replan, a maior refinaria da Petrobras, enfrenta a crise do petróleo causada pelo Coronavírus e encerra 2020 com recorde de processamento de óleos do pré-sal
Petrobras informou em fato relevante na manhã deste dia (12/01) que a sua maior refinaria, a Replan (Refinaria de Paulínia), enfrentou a crise do petróleo causada pelo Coronavírus e atingiu em dezembro um novo recorde de processamento de óleos do pré-sal, ao alcançar a marca de10.436.207 m³. Procurando emprego? Cadastro de currículo em muitas funções para obras de construção civil e industrial na Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura (CBSI)
Leia também
- Multinacional Subsea 7 convoca para vagas offshore em no Rio de Janeiro profissionais de ensino médio e superior
- Construtora Andrade Gutierrez convoca para vagas em obras de construção civil profissionais de ensino fundamental incompleto e médio
- OceanPact abre processo seletivo para vagas nos Terminais Portuários do Porto do Açu, Angra dos Reis, Itaguaí, Niterói e Santos
- Mais de 100 veículos, inclusive carros elétricos, serão leiloados online pela Usina Itaipu
A Petrobras terminou 2020 com o quinto recorde anual seguido de processamento de óleo do pré-sal, ao alcançar um volume 11,6% superior ao processado no ano anterior, que foi de 9.355.410 m³.
Segundo o comunicado, os fatores determinantes para o alto desempenho da Replan, foi o elevado grau de disponibilidade operacional da refinaria e o aumento de produção das plataformas dos campos de pré-sal.
- Exploração de petróleo na Margem Equatorial: 16 bilhões de barris e 326 mil empregos que podem transformar o Amapá e o Brasil
- Negócio bilionário no mar: PRIO investe US$ 1,92 bilhão e assume 40% de campo offshore gigante do Brasil após saída de empresas da China
- Nova descoberta de gás na América do Sul leva Venezuela a 300,9 BILHÕES de barris, supera Arábia Saudita, Canadá e Iraque, e deixa Oriente Médio comendo poeira!
- Governo federal aprova e petróleo do pré-sal será leiloado! Novo domínio da China?
Dentre os óleos do pré-sal processados em novembro na Replan, destacam-se os petróleos Búzios, Sapinhoá, Tupi e Atapu. A produção de óleo da camada pré-sal tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e contribuído para o menor processamento de óleos leves importados, pois os óleos do pré-sal são mais leves que os óleos dos campos do pós sal.
De acordo com a Petrobras, além do recorde volumétrico de petróleo pré-sal, a Replan também registrou em 2020 o maior percentual desses óleos em relação à carga fresca processada, com 58,7%. Em 2019, esse índice havia sido de 49,4% na refinaria.
Petrobras encerrou 2020 com muitos recordes de produção
Em 2020 a Replan foi responsável por 18% de todo o Diesel S-10 produzido no Brasil. Se considerarmos a produção total de diesel da Replan no ano passado, incluindo o S-500, a refinaria alcançou 8.749.116 m³, o que representa 22% de todo o diesel no país e o melhor resultado da unidade nos últimos quatro anos.
Destacam-se também a produção de derivados como o asfalto CAP 30/45 e propeno, onde a refinaria alcançou o melhor resultado dos últimos sete anos, 8% maior do que a de 2019.
Ja a nafta petroquímica alcançou marca história na Replan, com 555.904 toneladas no ano. Em relação à produção do OCEX, o resultado foi o melhor dos últimos 16 anos, com 346.250 toneladas.
E não poderia ficar de fora, o Bunker, óleo combustível utilizado em motores de navios com teor de enxofre de 0,5%, que passou a ser produzido na Replan no primeiro semestre de 2019, teve 835.453 toneladas em 2020.