Macaé e cidades do Norte Fluminense na rota da recuperação econômica

Macaé

Fechamento de negócios divulgados recentemente na área de Petróleo e Gás fazem cidades como: São João da Barra, Rio das Ostras e Macaé sonharem com o retorno aos bons tempos.

Contratos firmados no final do ano passado e no começo deste ano, trazem otimismo ás cidades do norte fluminense, que sonham com a época em que Macaé, por exemplo, era conhecida como a capital nacional do Petróleo.
A economia não só em Macaé, mas nas outras cidades que compõem o litoral norte do estado do Rio de Janeiro, como São João da Barra e Rio das Ostras, parece que enfim começa a se recuperar. Um bom termômetro é o setor imobiliário que tem dado mostras de recuperação na cidade de Macaé.

São João da Barra

O Complexo do Açu, antigo eldorado da região e cuja capacidade de expansão nunca foi questionada, foi agitado essa semana pela empresa  TechnipFMC.
Já existia em dezembro a notícia da instalação de uma fábrica de risers rígidos no Porto do Açu e agora outra excelente notícia animou ainda mais a região: a assinatura de um contrato de quase  US$ 1 bilhão para vários serviços no Pré sal de Santos.

Rio das Ostras

Uma visita de uma delegação chinesa á cidade, trouxe a possibilidade de implantação de uma fábrica da Huawei, estatal chinesa de eletrônicos, em sua Zona Especial de Negócios (ZEN).
A proximidade com a BR 101 e ao pólo Offshore faz da cidade favorita para os investimentos chineses, mas uma nova visita, esta mais técnica, deve acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.

Macaé

O projeto do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) foi incluído na lista de prioridades do novo governador Wilson Witzel, que teria declarado que as obras começariam em 180 dias.
O terminal de apoio offshore incluirá nove berços para supply boats. Também poderá receber navios de longo curso para movimentação de cargas gerais, além de sondas e plataformas para manutenção e descomissionamento.

A Seadrill está com muitas oportunidades para Canadá, Estados Unidos e outros países da América Latina ! Veja aqui !

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships