Leilão do primeiro Terminal Marítimo do programa de concessões do Governo Bolsonaro já tem data marcada


Leilão do primeiro Terminal Marítimo do programa de concessões de Infraestrutura Governo Bolsonaro já tem data marcada

O leilão para o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza-CE acontecerá nos próximos 15 dias, segundo Ministério da Infraestrutura

O primeiro Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) da lista de concessões do Governo Jair Bolsonaro, localizado no Porto de Fortaleza-CE, terá sua concessão realizada no próximo dia 27 de março. A informação foi divulgada pelo Ministério da Infraestrutura na última quinta-feira (12). A expectativa é de que o contrato seja firmado no início do segundo semestre deste ano, podendo a operação do TMP acontecer já no final deste ano. O edital desta iniciativa foi divulgado em dezembro de 2019, confira mais detalhes aqui.

Veja também

Localizado no Porto de Fortaleza, a área total de 27.640 m² do terminal será concedida por um período de 25 anos, prorrogável até 70 anos. O vencedor do leilão terá que realizar um investimento mínimo de R$ 1,6 milhão na atual estrutura do TMP e desembolsar parcelas de R$ 54.435,28 para a Companhia das Docas do Ceará (CDC).

“O arrendamento trará ganho de eficiência, melhor qualidade do serviço na operação de passageiros, além da promoção da atividade turística na região. É mais um feito do Ministério da Infraestrutura, em parceria com a agência reguladora”, destacou Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

Para Mayhara Chaves, diretora-presidente da CDC, espera-se um aumento de 50% na movimentação de navios e passageiros, isto é, um incremento de pelo menos mais cinco embarcações e 7 mil pessoas a mais por temporada.

“Com o arrendamento, passamos a reponsabilidade a um ente privado, que vai focar na administração do espaço e, com isso, conseguiremos dedicar mais esforços ao transporte de cargas”, informou Mayhara.

Desde o início das atividades, em 2014, o terminal já recebeu 42 embarcações e uma média de 63,5 mil turistas, 16 mil somente em 2018, e será a primeira unidade a ser leiloada do pacote de conscessões do Ministério de Infraestrutura.

TENHA UM CV ESPECÍFICO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS

Você gostaria de ter um currículo desenvolvido especialmente para uma vaga no meio marítimo, em plataforma, offshore ou cabotagem? Adquira seu currículo offshore formatado e específico aqui📄

Kelly Angelim

Sobre Kelly Angelim

Engenheira de Petróleo, especialista em Eficiência Energética e mestre em Engenharia Civil. Experiente na indústria petrolífera onshore; Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos