As novas locomotivas se juntarão à frota premium da VLI para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)
A VLI é uma companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais. Nesta semana, a empresa assinou um contrato para a aquisição de nove locomotivas modelo ES-43BBI da Wabtec. Essas máquinas se juntarão à frota premium da VLI para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
Movimentando cerca de R$ 200 milhões, o negócio foi fechado nesta terça-feira (28). Logo, o contrato é mais um investimento da VLI na indústria nacional de materiais rodantes. De acordo com o Portos e Navios, as primeiras locomotivas estão previstas para serem entregues dentro de um prazo de até 18 meses.
VLI fecha contrato que prevê o transporte de 500 mil toneladas anuais de celulose
A aquisição das locomotivas Wabtec foi feita, principalmente, com o objetivo de atender ao crescimento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia. Nesta região, a VLI escoa insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.
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Entre os fluxos de escoamento iniciados recentemente pela VLI, está a movimentação de celulose solúvel para a LD Celulose. Para isso, a companhia assinou um contrato que prevê o transporte de 500 mil toneladas anuais do material, do Triângulo Mineiro, onde é produzido, até o porto de Barra do Riacho (ES).
VLI estuda novos investimentos e oportunidades para aumentar o transporte de cargas aos portos do Espírito Santo
A VLI está estudando novos investimentos e oportunidades para aumentar o transporte de cargas aos portos do Espírito Santo. Como exemplo, pode-se citar o recente anúncio de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória, que visa o aumento do volume de cargas movimentado na região.
O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que cheguem a R $200 milhões. Os estudos estimam um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado. Para dar vazão a este aumento de volume movimentado, a VLI deve analisar também a necessidade de aquisição de novos vagões e locomotivas.