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Investindo R$ 200 MILHÕES, ferroviária VLI fecha contrato com a gigante Wabtec para a aquisição de 9 locomotivas

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 01/03/2023 às 19:51
VLI - locomotivas - contrato
Foto: reprodução adapatada MobilidadeSampa

As novas locomotivas se juntarão à frota premium da VLI para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA)

A VLI é uma companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais. Nesta semana, a empresa assinou um contrato para a aquisição de nove locomotivas modelo ES-43BBI da Wabtec. Essas máquinas se juntarão à frota premium da VLI para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Movimentando cerca de R$ 200 milhões, o negócio foi fechado nesta terça-feira (28). Logo, o contrato é mais um investimento da VLI na indústria nacional de materiais rodantes. De acordo com o Portos e Navios, as primeiras locomotivas estão previstas para serem entregues dentro de um prazo de até 18 meses.

VLI fecha contrato que prevê o transporte de 500 mil toneladas anuais de celulose

A aquisição das locomotivas Wabtec foi feita, principalmente, com o objetivo de atender ao crescimento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia. Nesta região, a VLI escoa insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose em direção ao sistema portuário do Espírito Santo.

Entre os fluxos de escoamento iniciados recentemente pela VLI, está a movimentação de celulose solúvel para a LD Celulose. Para isso, a companhia assinou um contrato que prevê o transporte de 500 mil toneladas anuais do material, do Triângulo Mineiro, onde é produzido, até o porto de Barra do Riacho (ES).

VLI estuda novos investimentos e oportunidades para aumentar o transporte de cargas aos portos do Espírito Santo

A VLI está estudando novos investimentos e oportunidades para aumentar o transporte de cargas aos portos do Espírito Santo. Como exemplo, pode-se citar o recente anúncio de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória, que visa o aumento do volume de cargas movimentado na região.

O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que cheguem a R $200 milhões. Os estudos estimam um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado. Para dar vazão a este aumento de volume movimentado, a VLI deve analisar também a necessidade de aquisição de novos vagões e locomotivas.

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Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

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