APM Terminals e DP World traçam o caminho para a eletrificação portuária em busca do net zero.
Anunciada diretamente de Haia e Dubai, as gigantes do setor portuário, APM Terminals e DP World, estão apostando alto em tecnologias verdes. A proposta é dar início a uma eletrificação abrangente no ambiente portuário, visando a descarbonização global dos terminais.
O Futuro dos Portos: mais verde e menos carbono
Baseando-se em estudos aprofundados, as duas empresas têm um plano estratégico: migrar os equipamentos portuários, especificamente os de movimentação de contêineres (CHE), para versões 100% elétricas. Estima-se que essa transição, com o comprometimento integral do setor, possa ser concluída em um período de 2 a 8 anos.
O Porto de Kalundborg, Eurogate e Smart Freight Centre já demonstraram apoio a essa nova direção, endossando o white paper proposto pelas empresas, que enfatiza a urgente eletrificação do CHE.
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Entendendo o impacto do CHE
O Container handling equipment (CHE) não é apenas um equipamento; é uma força motriz nas operações portuárias. Em 2020, essa frota, avaliada entre 100 mil e 120 mil unidades, movimentou um impressionante valor de US$ 8,1 trilhões, correspondendo a 815 milhões de TEUs nos 940 portos de contêineres globais. No entanto, também foi responsável pela emissão de 10 a 15 milhões de toneladas de dióxido de carbono.
As recentes pesquisas trazem boas notícias: a transição para o CHE elétrico é não apenas viável, mas também financeiramente sensata. A mudança completa, substituindo o diesel por baterias elétricas, torna-se a opção mais acessível e atraente no horizonte de 2 a 8 anos, se medidas proativas forem tomadas agora por todos os envolvidos no setor.
“Não é apenas sobre negócios; é sobre acelerar nossa agenda ecológica. O ponto de virada para a eletrificação do CHE está ao nosso alcance, e precisamos de ações conjuntas de todo o ecossistema portuário”, ressalta Keith Svendsen, CEO da APM Terminals.
Tiemen Meester, da DP World, compartilha do mesmo sentimento, destacando que a eletrificação no setor é uma solução realista e econômica para reduzir as emissões de carbono.
A pesquisa sugere ações como a implementação da operação net zero nas concessões portuárias e a colaboração entre operadores de terminais e fabricantes para ampliar a demanda.
Sahar Rashidbeigi, da APM Terminals, sublinha a visão: “Nossa meta é criar ambientes portuários saudáveis e eficientes. A eletrificação dos equipamentos é uma solução prática que pode ser rapidamente implementada se trabalharmos coletivamente.”
O objetivo final? APM Terminals e DP World buscam mobilizar todo o setor para aderir à eletrificação do CHE, pavimentando o caminho para operações portuárias net zero.
Fonte: Larissa Peruccini