MENU
Menu
Início Iniciam no Rio de Janeiro os testes decisivos do primeiro submarino PROSUB

Iniciam no Rio de Janeiro os testes decisivos do primeiro submarino PROSUB

19 de novembro de 2019 às 16:35
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Rio de Janeiro os testes submarino PROSUB

No Rio de Janeiro, ICN é o estaleiro responsável pela construção dos quatro Submarinos no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil – PROSUB

A Marinha do Brasil realizará no próximo dia 21 de novembro, no Rio de Janeiro, em área marítima próxima ao Complexo Naval de Itaguaí, na Baía de Sepetiba, o teste de Imersão Estática do submarino “Riachuelo”, procedimento decisivo na avaliação de sua estabilidade no mar. Estaleiro ICN, em Itaguaí, recebe a primeira seção do segundo submarino do Prosub.

O submarino foi lançado ao mar em 14 de dezembro do ano passado e foi batizado de Riachuelo (S40), o mesmo é o primeiro de quatro submarinos de propulsão convencional (Diesel-elétrico) e um de propulsão Nuclear, o primeiro a ser fabricado deste tipo, no Brasil.

Este teste será o primeiro de uma série de avaliações que precederão a entrega definitiva do Riachuelo ao Setor Operativo – Comando da Força de Submarinos, prevista para o segundo semestre de 2020.

A imersão estática consiste na admissão controlada da água nos tanques de lastro do submarino, até a sua imersão completa, sem utilizar sua propulsão.

Esse procedimento permite calcular não apenas a estanqueidade e estabilidade do submarino quando mergulhado, mas também torna possível coletar informações sobre o volume de água que foi admitido nos tanques internos, que são essenciais para o conhecimento do seu deslocamento total.

Os ensaios em ambiente operacional do “Riachuelo” retratam um passo significativo no cronograma do PROSUB, um programa alinhado à Estratégia Nacional de Defesa. Contribuindo também para o fortalecimento do Poder Naval brasileiro.

O humaitá é o segundo dos quatro e deverá estar pronto até o final do ano de 2022. A prova de mar para o Humaitá (S-41) está previsto para 2020, o Tonelero (S42) em 2021 e o Angostura (S43) em 2022.

O último submarino a ficar pronto será o (SN-BR) que será batizado de “Álvaro Alberto”, em homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

O PROSUB prioriza a aquisição de componentes fabricados no País, a fim de estimular o desenvolvimento do parque industrial nacional, e atesta a elevada capacidade tecnológica absorvida pela Marinha do Brasil e pela Itaguaí Construções Navais (ICN) na construção de navios de alta complexidade.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR