O IFMA está disponibilizando 90 vagas em um processo seletivo para cursos gratuitos EAD de especialização. Os cursos terão duração de 18 meses.
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com inscrições abertas em um processo seletivo para cursos gratuitos de pós-graduação lato sensu na modalidade de Educação a Distância (EAD). Serão disponibilizadas 90 vagas espalhadas em diversos polos. As inscrições estão abertas desde às 9h desta segunda-feira (12) e podem ser feitas até às 23h59 do dia 16 de janeiro do próximo ano, apenas pela internet.
Confira a distribuição das vagas nos cursos gratuitos EAD do IFMA
O curso que está sendo disponibilizado neste processo seletivo é o de Pós-graduação lato sensu, isto é, especialização, em Gestão de Desenvolvimento Regional na Amazônia, que conta com 450 horas de duração, o equivalente a uma duração de 18 meses.
Podem participar do processo aqueles que possuem curso superior em qualquer área, seja licenciado, bacharel ou tecnólogo. O curso está sendo coordenado pelo IFMA do Campus de Carolina, entretanto, o total de vagas está distribuído nas cidades polos de Araioses (30 vagas), Vitorino Freire (30 vagas) e Tutóia (30 vagas).
- Que tal fazer um curso no Instituto Federal 100% EAD e SEM SAIR de casa? IF convoca 2400 pessoas interessadas em preencher vagas para 6 cursos técnicos EAD GRATUITOS!
- Cursos gratuitos 100% online! A Universidade Federal de Viçosa (UFV) abre inscrições para cursos com certificação reconhecida; Veja como realizar a sua inscrição
- Torne-se um gestor ambiental diretamente da sua casa! Instituto Federal abre mais de 270 vagas em um curso online e gratuito
- Quer aprender um novo idioma de graça? IFMS abre mais de 400 vagas para cursos de idiomas gratuitos; As inscrições vão até o dia 15 de janeiro de 2025
O candidato deve escolher, no ato da inscrição, a cidade polo que deseja concorrer nos cursos gratuitos. Os endereços dos polos em cada cidade são informados no edital. Em todos os polos as vagas em cursos gratuitos estão divididas em cotas para deficientes, indígenas, pessoas pretas e pardas e ampla concorrência.
O processo seletivo acontecerá por meio de um sorteio eletrônico e análise de currículos. É importante lembrar que o candidato pode se inscrever mesmo residindo em outras cidades, entretanto, deve estar disponível para participar dos encontros presenciais obrigatórios. O início das aulas está previsto para março do próximo ano.
Saiba como se inscrever nos cursos EAD do IFMA
A inscrição nos cursos gratuitos EAD não exige nenhuma taxa e deve ser feita online no site oficial da instituição. No ato da inscrição, o interessado primeiro deve fazer um cadastro gerando uma senha de acesso ao sistema que é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do candidato.
Para realizar o cadastro, obrigatoriamente, o candidato deve possuir uma conta de e-mail ativa, indispensável para ativação do cadastro e para o resgate da senha de acesso. O CPF e a senha dos candidatos devem ser mantidos sob a guarda do interessado e são necessárias para o acompanhamento do processo de inscrição e para consulta dos resultados individuais online.
Antes de realizar a inscrição nos cursos EAD, o candidato deve ler atentamente o edital e certificar de que está dentro de todos os requisitos exigidos e de que possui os documentos para comprová-los, quando necessário.
Processo seletivo e demais etapas
A primeira etapa do processo seletivo acontecerá por meio de Sorteio Eletrônico Público, que será realizado no dia 27 de janeiro de 2023 na sede da Reitoria do IFMA, sendo retransmitida na sede do campus avançado Carolina. Os classificados passarão para a segunda etapa, que consiste na análise de currículos, que selecionará o número de vagas por polo.
Aulas serão ministradas na modalidade de Educação a Distância (EAD), isto é, as aulas serão ministradas através da internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através de apostilas em PDF, vídeo aulas ou outros formatos de acordo com a metodologia do professor de cada disciplina.
O aluno deve comparecer ao polo apenas quando houver as aulas presenciais com atividades práticas, encontros e também para fazer as provas. Os encontros são realizados de forma periódica, podendo ser uma vez ou mais vezes ao mês, de preferência, no final de semana e com aviso antecipado. Desta forma, é necessário verificar as eventuais despesas para o deslocamento até a cidade polo, tendo em vista que os gastos são por conta do aluno.