Início IBGE oferece novas vagas de emprego e abre inscrições para processo seletivo

IBGE oferece novas vagas de emprego e abre inscrições para processo seletivo

3 de maio de 2022 às 20:21
Compartilhe
Siga-nos no Google News
IBGE, emprego, processo seletivo
Foto: Reprodução de fauxels, disponível no Pexels




As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até dia 06/05, e o IBGE disponibiliza 107 vagas no total para dois empregos distintos

Através do Diário Oficial da União (DOU), publicado nesta segunda-feira (2/05), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tornou pública a abertura das inscrições para processo seletivo simplificado complementar (PSS), que selecionará candidatos para empregos temporários em duas funções: a de agente censitário operacional (ACO) e a de coordenador censitário subárea para o Censo Demográfico de 2022.

As vagas disputadas no processo seletivo realizado pelo IBGE serão divididas em duas funções com diferentes exigências e atribuições

A função de agente censitário operacional possui atribuições como: auxiliar na realização do trabalho administrativo e de informática na unidade onde estiver localizado; recepcionar e atender aos colaboradores do IBGE e ao público em geral; promover a digitalização e a transcrição de documentos diversos; exercer o suporte técnico preciso para assegurar o bom funcionamento dos equipamentos e atividades, entre várias outras dispostas no edital presente no Diário Oficial da União. Além disso, o candidato ao emprego também deve cumprir algumas exigências, a exemplo da capacidade de entendimento e comunicação verbal, capacidade motora para lidar com microcomputador e seus periféricos e rapidez para cumprir as tarefas estabelecidas. São 97 vagas para essa função, com salário mensal de R$ 1.700,00.

Artigos recomendados

O cargo de coordenador censitário subárea do IBGE, por sua vez, inclui incumbências como: acompanhar os trabalhos das equipes das coordenações nacionais e estaduais de supervisão e executar as orientações recebidas; organizar e responder por atividades técnicas, administrativas e operacionais; promover a previsão, programação, solicitação e a execução de recursos orçamentários e financeiros; ordenar e definir as áreas de atuação do Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor; tornar públicas e respeitar as regras relativas aos Processos Seletivos Unificados; entre outras. Algumas das exigências direcionadas aos candidatos a esse emprego são a capacidade de locomoção para realização de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregulares; capacidade motora para manusear e dirigir o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevistas, que podem acontecer em situações precárias, e habilidade de leitura e preenchimento de formulários e questionários impressos ou digitais. São 10 vagas para essa função, com pagamento mensal de R$ 3.100,00.

Ambas as funções do IBGE possuem jornada de trabalho de 40 horas semanais, que correspondem a 8 horas diárias. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas de maneira online ou presencial. O período para sua realização é do dia 02/05, segunda-feira, até o dia 06/05, sexta-feira. As oportunidades de trabalho estão disponíveis em nove estados do Brasil.

Para se inscrever no processo seletivo em questão, o candidato às vagas deve agir de acordo com os passos indicados a seguir 

Se preferir se inscrever no processo seletivo simplificado complementar por meio online, o concorrente ao emprego necessita completar o formulário de inscrição e direcioná-lo ao e-mail da unidade estadual do IBGE que corresponde ao local da vaga pela qual ele deseja disputar. Além disso, ele deve enviar também a cópia da identidade e da documentação que comprova o título acadêmico.

Por outro lado, os candidatos ao emprego que desejam realizar a inscrição de modo presencial devem comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE e apresentar cópia de seu documento de identidade, além de cópia de seu título acadêmico.

No momento da contratação, os indivíduos também devem ter em mãos sua documentação original ou cópia autenticada.


Relacionados
Mais recentes