Uma mancha de mais de dois quilômetros de extensão surgiu na Barra de Santos, onde ficam fundeados os navios que seguem em direção ao Porto, e está sendo investigada pelo Ibama. A suspeita recai sobre uma embarcação carregada com fertilizantes. Na próxima semana o armador será autuado, a multa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, segundo o Ibama.
A mancha foi encontrada pela Receita federal durante patrulhamento na barra ocorrido na última quinta-feira (10/01). O navio Rook estava com 10.852 toneladas de fertilizantes e aguardava uma vaga para atracar no cais santista. Segundo a agente ambiental federal do Ibama, Ana Angélica Alabarce, é bem possível que o produto tenha vindo mesmo do navio, pois todo o seu redor estava tomado pela mancha que logo se espalhou por Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. “A foto é bem clara e mostra que esse vazamento ou lançamento estaria vindo desse navio. O Ibama foi acionado e nós montamos uma operação e fomos até o local”, declarou.
Após a coleta de amostras e com as fotos ficam restando a tomada de depoimentos do comandante e de tripulantes e uma vistoria no navio para o Ibama fechar as investigações. Suspeita-se que os porões do navio tenham sido lavados e os resíduos de produtos químicos despejados no mar pela tripulação ou também existe a possibilidade de um vazamento acidental.
Segundo Ana Angélica, “Ele (o navio) tem cinco tanques. Dois estão limpos porque descarregaram em outro porto. Fica a interrogação se (a mancha) não poderia ter surgido após esta limpeza. Mas nós não podemos afirmar nada ainda porque está tudo em investigação e análise, porque nós coletamos amostras que serão analisadas em laboratório”.
O Comandante do navio Rook negou que os porões do navio tenham sido limpos, segundo a agente ambiental do Ibama e a agência marítima Orion deve contestar o auto de infração que será emitido, mas não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
“O navio justifica que não tem nada a ver. Estamos levantando para não sermos irresponsáveis porque a foto está ali, elas não mentem. É uma mancha de tipo de material e chegamos a conclusão ser de fertilizante. E está confirmado que esse navio carrega fertilizantes”, afirmou a agente.