Neste ano, a Hyundai apresentou diversas novidades na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, nos EUA. O que mais chamou a atenção foi o S-A2, um “carro voador”.
A Supernal, a divisão aeroespacial da marca, pretende fabricá-lo no ano de 2028. Tendo oito hélices que se dobram, o S-A2 alcança uma velocidade de cruzeiro de 193 km/h e consegue voar a uma altitude de 457 metros.
De acordo com a Hyundai, a versão de produção do eVTOL terá em vista o percurso de distâncias mais curtas, com viagens de 40 a 64 quilômetros. Deste modo, portanto, o S-A2 deve ser mais adequado para percorrer distâncias de cidade. A fim de não atrapalhar os moradores urbanos, o carro voador deve emitir 65 decibéis durante a decolagem e também 45 decibéis no momento em que estiver em ação.
- HB20, criado especialmente para o Brasil, chega na Argentina com motor descartado em solo brasileiro por valor milionário
- Quais os carros com motor 3 cilindros no Brasil? Revolução ou cilada? A verdade que as montadoras não contam!
- Dirigir com carros elétricos em enchentes é PERIGOSO? Descubra toda a verdade
- Mini picape do SUV Tucson chega ao mercado maior que Fiat Toro, com dupla embreagem e motor 2.5 turbo que oferece 285 cv de potência para conquistar o coração dos brasileiros
Detalhes do carro voador da Hyundai
A cabine do eVTOL pode acomodar até quatro pessoas, fora o próprio pilotos. Além disso, os bancos são produzidos com materiais usados na aviação para absorção de energia, a modo de medida de segurança.
Segundo as informações da mesma Hyundai, ainda que haja um termo comum, o S-A2 não pode, porém, ser visto como um carro voador popular ou tradicional – isso porque ele foi criado sobretudo para o transporte aéreo. A empresa, a propósito, fez um local com a finalidade de mostrar o embarque e desembarque de passageiros, no estacionamento do Las Vegas Convention Center, onde ocorre a CES.
Empresa ainda trabalha em finalizações
No momento, a Supernal ainda desenvolve alguns últimos toques do S-A2 para que tudo fique conforme a certificação. A marca também afirma que o carro está sendo imaginado segundo todas as especificidades de voo pelo planeta e também visa a incrementar certas novidades, a exemplo de packs removíveis de baterias e interior modulares.