1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Honda surpreende com lançamento do Honda e:Ny1, seu mais novo veículo elétrico
Tempo de leitura 3 min de leitura

Honda surpreende com lançamento do Honda e:Ny1, seu mais novo veículo elétrico

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/05/2023 às 10:28
Honda surpreende com o lançamento do Honda eNy1, seu mais recente veículo elétrico
Foto: Honda/Divulgação

A Honda acaba de anunciar um novo SUV elétrico que deve chegar ao mercado ainda este ano. O veículo elétrico intitulado de Honda e:Ny1 entrega ótimo desempenho e design inovador.

A Honda, montadora multinacional fundada no Japão, apresentou nesta semana seu segundo veículo elétrico para o mercado Europeu. O veículo, que recebeu o nome de Honda e:Ny1, se trata de um SUV elétrico com base na nova plataforma dedicada e com visual praticamente igual ao do conhecido HR-V. Desta forma, é uma versão europeia para os modelos Honda e:NS1/e:NP1 lançados no mercado chinês.

SUV elétrico Honda e:Ny1 entrega 204 cv de potência

Sendo assim, a Honda cumpre a promessa feita no último ano de expandir sua linha de carros elétricos no Velho Continente. Aqueles que estiverem mais acostumados com o mercado chinês de veículos elétricos reconhecerão imediatamente que o e:Ny1 é essencialmente o mesmo modelo que o Honda e:NS1/e:NP1 comercializado no maior mercado automotivo do mundo.

Com o novo SUV elétrico da Honda se trata de uma nova plataforma chamada de e:N Architecture F. A letra final da designação significa tração dianteira. Desta forma, o veículo elétrico contará com apenas um motor elétrico.

Desta forma, é possível presumir que a Honda também planeja desenvolver modelos com base nesta arquitetura em um futuro próximo, que tenham dois motores e, desta forma, tração nas quatro rodas.

O novo Honda e:Ny1 será construído portando uma bateria de 68,8 kWh que gera energia a um motor elétrico de 150 kW, o equivalente a 204 cavalos, e 31,6 kgfm de torque, suficiente para entregar uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e velocidade máxima limitada a 160 km/h.

Veículo elétrico conta com várias tecnologias em seu interior

A Honda anunciou que a autonomia do SUV elétrico será de 412 km com uma carga pelo padrão WLTP e potência máxima de recarga de 78 kW, o suficiente para um tempo de carregamento de 10 a 80% em 45 minutos, ou adicionar 100 km de autonomia em 11 minutos.

No interior do modelo, o que ganha destaque é um novo console central com layout simples e moderno desenvolvido para funcionalidade com carregamento sem fio e uma grande tela sensível ao toque de 15,1 polegadas para o sistema de informação e entretenimento.

O Honda e:Ny1 estará à venda no continente europeu ainda este ano e foi desenvolvido para suprir as demandas crescentes por SUVs elétricos do setor B na região. A multinacional Honda não divulgou preços e nenhuma data de estreia, entretanto a imprensa local aposta em um lançamento oficial até o final de 2023.

Honda também aposta no setor de motos elétricas

Além deste SUV elétrico, a Honda também está desenvolvendo uma moto elétrica que pode lembrar suas CB 500 ou até mesmo a Hornet atual.

O responsável pela eletrificação da multinacional, o executivo Shinji Aoyama, entrou em detalhes sobre o futuro modelo que não utiliza combustíveis fósseis e estará na categoria “fun”, ou seja, moto de lazer. Quando a montadora de veículos anunciou em setembro do último ano que lançaria 10 motos elétricas até 2025, três das motos previstas estavam nesta categoria, entretanto, com poucas informações.

Segundo o vice-presidente executivo da Honda, a empresa está atuando nesta moto de lazer, que chegaria ao mercado em 2024 ou 2025 que, apesar de ser elétrica, seria comparável a uma atual moto bicilíndrica de 500 a 750 cc. O executivo destaca que a Hornet elétrica não será uma super moto esportiva, e sim um produto diferente que vai além do que é visto como um modelo urbano de uso diário.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos