Fusca 1980 da Volkswagen ganha uma transformação incrível ao ser convertido em um veículo off-road com tração nas quatro rodas (4×4)
O Volkswagen Fusca, um dos carros mais icônicos e amados do mundo, já provou sua versatilidade ao longo das décadas, especialmente em ambientes off-road. No entanto, o que você está prestes a descobrir vai muito além do que qualquer modificação tradicional pode proporcionar.
Estamos falando de um Volkswagen Fusca 1980 que passou por uma transformação radical para se tornar um veículo com tração nas quatro rodas (4×4) de alto desempenho, capaz de enfrentar qualquer terreno, mantendo ainda a legalidade para rodar nas ruas.
Esse projeto incomum eleva o Volkswagen Fusca a um novo patamar, com modificações que incluem um motor turbodiesel Land Rover, um chassi Defender, e uma série de aprimoramentos estruturais e estéticos que o tornam um verdadeiro monstro off-road.
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A base do projeto: Motor turbodiesel e chassi Land Rover Defender
O coração desta conversão é o motor Land Rover 200 Tdi de 2,5 litros, um motor turbodiesel extremamente robusto e confiável, conhecido por equipar os veículos Land Rover Defender.
Esse motor gera 109 cavalos de potência e um torque de 188 lb-ft, suficiente para transformar o Fusca em uma máquina de aventura capaz de enfrentar terrenos acidentados com facilidade.
Para suportar essa nova configuração, o Fusca recebeu o chassi de um Land Rover Defender 90 de 1996. Esse chassi é ideal para aventuras off-road, pois conta com molas helicoidais, eixos rígidos e uma caixa de transferência de dupla faixa, que permite alternar entre 4×2 e 4×4.
Isso significa que o veículo pode operar tanto em estradas pavimentadas quanto em trilhas desafiadoras, oferecendo flexibilidade para os motoristas.
A transformação: modificações essenciais para o Off-Road
Transformar um Fusca em um verdadeiro 4×4 não é tarefa simples, considerando especialmente o design original do carro. No entanto, essa construção foi executada com maestria, e algumas das modificações principais incluem:
- Snorkel: Um acessório essencial para travessias de rios ou terrenos alagados, permitindo que o motor “respire” mesmo em condições de submersão parcial.
- Rack de Teto: Um item prático para transporte de equipamentos de aventura, como barracas, pranchas ou outros itens volumosos.
- Para-choque dianteiro com capacidade para guincho: Uma ferramenta indispensável em situações de resgate ou para auxiliar outros veículos atolados.
- Placa de proteção frontal: Protege a parte inferior do motor e outros componentes mecânicos em terrenos rochosos ou irregulares.
Esses acessórios, juntamente com as aberturas na parte frontal para melhorar o fluxo de ar do radiador, garantem que o Fusca esteja equipado para enfrentar qualquer tipo de desafio off-road.
O Interior: conforto e funcionalidade
Apesar de ser uma máquina feita para o off-road, o interior deste Fusca 4×4 não foi negligenciado. Ele é equipado com assentos do tipo concha na parte da frente, oferecendo suporte adicional para o motorista e passageiro em situações de condução mais intensa. No banco traseiro, o estilo é mais tradicional, mantendo um toque do layout original do Fusca.
Embora o interior ainda precise de alguns cuidados, o que é comum em veículos customizados dessa natureza, o carro exibe uma estética rústica, com “patina” e alguns sinais de desgaste, que só adicionam ao seu caráter único e autêntico.
Fusca 4×4: O passado e o presente
Vale ressaltar que essa não é a primeira vez que o Fusca é transformado em um 4×4. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Volkswagen produziu uma série de veículos derivados do Fusca com tração nas quatro rodas, como o Kommandeurswagen e o Schwimmwagen, um veículo anfíbio com tração 4×4. Ambos foram projetados para suportar as exigências das forças militares alemãs, utilizando a robustez e a simplicidade mecânica do Fusca.
No entanto, construir um Fusca 4×4 nos dias atuais requer um processo muito mais complexo. A maioria das modificações modernas envolve a substituição completa do chassi, como foi o caso deste Fusca em questão, onde o chassi original foi trocado por um chassi de Land Rover Defender, uma escolha popular entre os entusiastas do off-road.
Existem também construtores que preferem manter o máximo possível das peças originais da Volkswagen, optando por componentes como os do T3 Vanagon Syncro, uma versão com tração 4×4 da famosa Kombi, também conhecida no Brasil. No entanto, esses modelos são cada vez mais raros e colecionáveis, tornando esse tipo de conversão menos comum.
Um fusca legal nas ruas, mas com alma de aventureiro
Apesar de todas as modificações, este Fusca 4×4 continua sendo um veículo legal para circular nas ruas, ao menos no Reino Unido.
Ele possui documentação V5C, que é necessária para registro, mas precisará passar por uma inspeção MOT para garantir que atende aos requisitos de segurança para rodar legalmente. O MOT é uma inspeção anual obrigatória para todos os veículos com mais de três anos, exigindo verificações de todos os principais sistemas do carro.
O veículo está à venda em Leicestershire, no Reino Unido, com um preço de £ 4.000, o equivalente a aproximadamente R$ 27.000 na cotação atual. Para um carro com tanta personalidade, pronto para aventuras off-road e ainda legal para rodar nas ruas, esse preço é notavelmente acessível.
Esse Fusca 4×4 é mais do que uma simples curiosidade. Ele representa a capacidade de inovação e o espírito de aventura que sempre acompanhou o Fusca ao longo dos anos.
Para os brasileiros, amantes de carros clássicos e aventuras, essa é uma inspiração que mostra como é possível transformar um ícone automotivo em uma máquina pronta para qualquer desafio.