Após a concessionária assegurar que o carro era inviolável, comprador tem o veículo furtado em menos de três dias, levantando dúvidas sobre a segurança do automóvel.
Um cliente de uma concessionária decidiu comprar um carro após a empresa supostamente garantir que o veículo era “impossível de ser roubado“. No entanto, somente 60 horas depois da compra, o automóvel foi furtado. O caso ocorreu no Reino Unido.
Um Range Rover de luxo avaliado em 227 mil dólares foi roubado da garagem de seu proprietário somente 3 dias após ser retirado da concessionária.
O dono do carro, John, de 45 anos, afirmou que foi assegurado pela concessionária de que o veículo era “impossível de roubar” devido a uma nova atualização de segurança. No entanto, a Jaguar Land Rover afirma não haver confirmação de que o veículo estava trancado no momento do roubo e ressalta que os sistemas de segurança só são ativados quando o carro está devidamente fechado.
-
Fiat Cronos, um sedã compacto com motor Firefly 1.3, câmbio confiável, 525 litros de porta-malas, manutenção acessível e economia no consumo, tanto com etanol quanto com gasolina
-
Flagrado em testes, Jeep Renegade 2027 terá câmbio E-DCT de 7 marchas, motor elétrico de 28 cv e novo sistema híbrido MHEV com foco em economia
-
5 carros da Toyota que não são vendidos no Brasil, mas fazem sucesso ao redor do mundo devido à beleza, mecânica confiável e tecnologia
-
Yamaha Fazer FZ15 ABS Connected 2025: Com motor 150cc, tecnologia BlueFlex, entregando cerca de 11,6cv de potência com gasolina e 11,7cv com etanol. Design, tecnologia e segurança
Roubo de carros de luxo em ascensão no Reino Unido
O roubo faz parte de uma onda crescente de furtos de veículos de luxo no Reino Unido. Redes criminosas organizadas roubam carros sob encomenda e rapidamente os transportam para fora do país.
Os principais destinos incluem África, Leste Europeu e Oriente Médio. O caso de John demonstra a sofisticação das técnicas utilizadas por essas quadrilhas.
Compra e garantia de segurança da concessionária
No dia 13 de dezembro de 2024, John visitou uma concessionária na cidade de Coventry para concluir a documentação de sua edição limitada do Range Rover SV Edition One.
Somente 550 unidades desse modelo foram lançadas no Reino Unido. O carro contava com recursos avançados, como assentos de massagem e um sistema de áudio tátil ‘4D’.
Antes da compra, John perguntou sobre a instalação de um imobilizador Ghost, (sistema de segurança automotivo projetado para impedir o roubo de veículos sem o uso de chaves ou clonagem de chave).
Segundo ele, um vendedor teria afirmado que a última atualização da JLR eliminava a necessidade do imobilizador, garantindo que “ninguém iria levar o carro“. Sentindo-se seguro, John optou por não instalar o dispositivo adicional.
O furto
Nas primeiras horas do dia 17 de dezembro de 2024, três homens foram deixados no topo da rua de John por um quarto integrante. Dois dos ladrões caminharam até a casa, enquanto o terceiro montou guarda. Em 15 minutos, eles conseguiram entrar no veículo e fugir.
John acordou às 3h da manhã com diversas chamadas perdidas da empresa de rastreamento. Ao olhar pela janela, viu que seu carro havia desaparecido.
Ele tentou localizar o veículo pelo sistema de rastreamento, mas os criminosos haviam desativado o dispositivo. Em choque, ele verificou as imagens de segurança e viu os três ladrões de balaclava executando o crime com precisão.
Método sofisticado
Os detalhes exatos do método utilizado para o roubo ainda não são claros. Uma tática comum é o “roubo de retransmissão”, em que ladrões usam um scanner digital para capturar o sinal da chave do carro e enganar o sistema de segurança.
No entanto, John afirma que os ladrões não se aproximaram de sua casa, sugerindo o uso de uma técnica ainda mais sofisticada.
Ele ressaltou que apenas 500 unidades do modelo SV Edition One 2024 foram fabricadas, e a concessionária confirmou que seu carro foi o primeiro a ser roubado.
Reclamação formal à JLR
Indignado, John enviou uma carta ao CEO da Jaguar Land Rover (JLR), Adrian Mardell, no dia 1º de janeiro de 2025. No documento, ele criticou a falha dos sistemas de segurança, citando a declaração da empresa de que “as atualizações no Módulo de Controle da Carroceria (BCM) impediriam o roubo sem a chave“. Para ele, o roubo de seu veículo contradiz diretamente essa promessa.
Em resposta, no dia 6 de janeiro, o Centro de Relacionamento com o Cliente da JLR afirmou que a empresa implementa medidas para reduzir os roubos, mas ressaltou que “nenhuma solução é infalível”. A JLR se recusou a assumir responsabilidade pelo ocorrido, aconselhando John a buscar uma resolução alternativa através do The Motor Ombudsman.
Enquanto isso, os roubos de carros de luxo continuam aumentando, impulsionados pela demanda no mercado negro internacional. O caso de John ilustra a vulnerabilidade mesmo dos veículos mais sofisticados e questiona a eficácia das tecnologias anunciadas como seguras.
Especialistas recomendam que proprietários de veículos de luxo adotem precauções adicionais, como a instalação de imobilizadores extras e o uso de garagens seguras. Sistemas de rastreamento alternativos também podem aumentar as chances de recuperação em caso de furto.
O caso de John segue sem solução. O paradeiro do seu Range Rover ainda é desconhecido, e ele continua buscando uma resposta mais satisfatória da empresa.
Com informações de DailyMail.
Quem deveria tomar medidas adicionais de segurança não seria o Estado?
No Brasil roubaram até a máquina. Kkkk quem sabe está piada
Mas essa **** não vem com sistema de rastreamento???