1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Hitech Electric inaugura fábrica de carros elétricos no Paraná
Localização PR Tempo de leitura 3 min de leitura

Hitech Electric inaugura fábrica de carros elétricos no Paraná

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/02/2023 às 11:50
Atualizado em 18/03/2023 às 21:03
Hitech Electric anuncia construção de nova fábrica de carros elétricos no Paraná
Foto: Divulgação
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Empresa brasileira anuncia sua nova fábrica no Paraná com foco no desenvolvimento de carros elétricos, gerando diversos empregos e renda. A unidade com 10 mil m² terá capacidade para produzir 50 veículos mensais.

O Brasil acaba de ganhar uma nova fábrica de carros elétricos. A startup brasileira Hitech Electric inaugurou sua unidade, que possui 10 mil m² no município de Campo Largo, no estado do Paraná, a 30 km de Curitiba. No local, serão desenvolvidos carros elétricos, utilitários e veículos comerciais de zero emissão.

Segundo a Hitech, a nova fábrica terá a primeira linha de produção de modelos totalmente elétricos no Brasil, visto que outras startups contam com unidades de produção local, mas de outros modelos e com técnicas diferentes, sendo mini caminhões, veículos urbanos de carga (VUCs) e até unidades autônomas para entregas.

Empresa comenta sobre inauguração da nova fábrica no PR

Para chegar a este estágio no negócio, a empresa de carros elétricos contou com um forte investimento da Positivo Tecnologia, empresa também sediada no estado do Paraná que produz computadores e outros itens tecnológicos.

ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS - MERCADO LIVRE
ACESSÓRIOS PARA VEÍCULOS
Encontre acessórios incríveis para o seu veículo no Mercado Livre. Não perca essas ofertas!
Ícone de Episódios Comprar

Esse aporte, que não teve seu valor revelado, compõe o programa Corporate Venture Capital (CVC), desenvolvido pela empresa para que sejam realizados investimentos em startups de potencial. Segundo o CEO da Hitech Electric, Rodrigo Contin, em comunicado enviado à imprensa, o lançamento da linha de montagem e a abertura de uma nova fábrica fortalece um projeto ambicioso e gera diversos empregos para a população e oportunidades para que o setor de carros elétricos se desenvolva no país.

Outra parceria da empresa na produção de seus veículos é com a multinacional brasileira WEG, que será responsável por fornecer as baterias e os motores dos modelos produzidos na unidade do Paraná.

Nova fábrica possui capacidade operacional de 50 veículos por mês

Apresentação do HITECH ECOTECH2 – Youtube

Segundo a Hitech, o começo da montagem dos veículos na nova linha de produção da fábrica acontecerá já no mês de março. O primeiro lote de utilitários e caminhões compactos elétricos serão entregues também no mesmo mês.

A nova fábrica de carros elétricos terá capacidade inicial para a produção de 50 veículos por mês. Já em um segundo momento, a capacidade pode ser ampliada para 100 unidades e, futuramente, para 1.000 utilitários elétricos por mês.

No site oficial da Hitech, é possível notar com muita clareza os modelos que estão sendo comercializados, que incluem caminhões, utilitários e carros programados para a última milha, isto é, com funções de autonomia e desempenho limitados e com foco no serviço.

Entre os destaques da empresa, está o caminhão e.coCargo, um modelo com baú de até 7m³, autonomia entre 80 e 240 km e velocidade máxima de até 70 km/h. O valor deste veículo parte de R$ 125.420.

Há também o carro elétrico e.coTech4, um modelo subcompacto para pequenos deslocamentos. Este conta com uma autonomia máxima de 160 km e pode transportar até 4 passageiros a uma velocidade máxima de até 70 km/h. O valor deste modelo parte de R$ 119.980.

Mercado de carros elétricos cresce no Brasil

Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) afirmam que o mercado nacional já conta com mais de 100 mil carros elétricos, entre modelos híbridos e elétricos, e revelam que o setor está em constante expansão no país.

De acordo com os números divulgados pela entidade, foram quase 50 mil veículos comercializados no último ano, representando uma expansão de 41% se comparado com os dados do ano anterior, e a tendência é que o mercado continue se expandindo em 2023.

Atualmente, segundo dados da entidade, 40 montadoras disponibilizam 119 modelos de veículos leves eletrificados no Brasil.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos