Grupo liderado pela Petrobras perfura primeiro poço na área do pré-sal Peroba

Petrobras, BP Energy e CNPC Peroba pre-sal
 

O consórcio da Petrobras, BP Energy e CNPC começou a perfurar seu primeiro poço na área de pré-sal do offshore Brasil Peroba, disse a Petrobras na sexta-feira

O grupo adquiriu a área durante o terceiro leilão de compartilhamento de produção de pré-sal no Brasil em outubro de 2017. “A Peroba é o primeiro de sete blocos adquiridos em 2017 e 2018 sob o regime de partilha de produção para iniciar a perfuração”, disse a Petrobras em um comunicado.

O início da perfuração seguiu-se a uma onda de atividade de aquisição sísmica que representou o primeiro avanço concreto na atividade de exploração após vários anos de estagnação causada por um escândalo de corrupção na Petrobras e o colapso nos preços do petróleo. À Petrobras juntou-se a BP, a Equinor, a ExxonMobil, a Shell e a Total, revitalizando portfólios de áreas onshore e offshore durante uma grande reabertura do patch de petróleo do Brasil nos últimos dois anos.

O Peroba foi considerado uma das principais áreas disponíveis durante o leilão de compartilhamento de produção do pré-sal, que desencadeou uma licitação aquecida de três consórcios separados. A Petrobras detém participação acionária de 40% no campo, enquanto a BP tem 40% e a CNPC, 20%. O grupo pagou um bônus de assinatura de 2 bilhões de reais (US $ 630 milhões) e garantiu ao governo 76,96% de participação no lucro do petróleo para ganhar direitos de desenvolvimento para a Peroba.

A Agência Nacional de Petróleo do Brasil estimou que o bloco detinha até 5,3 bilhões de barris de petróleo, enquanto o grupo de consultores IHS Markit estimou que a região poderia armazenar até 1 bilhão de barris de reservas recuperáveis.

Peroba está localizada a cerca de 300 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro. O bloco compreende uma área de quase 1.100 quilômetros quadrados, com profundidades de água de 2.100 a 2.600 metros, segundo a Petrobras. Está  entre o Campo Lula ao norte e o Campo Sapinhoa ​​a oeste. Lula e Sapinhoa ​​são os dois maiores produtores de petróleo e gás natural do Brasil.

“A localização próxima a esses campos, que estão entre os mais produtivos do pré-sal, indica o alto potencial da área”, disse a Petrobras.

O Brasil realizou seis vendas de licenciamento separadas desde o final de 2017, incluindo o quinto leilão de compartilhamento de produção de pré-sal no final de setembro, após os esforços de reforma estabelecerem um calendário fixo para as rodadas anuais de licitação, abrir campos de pré-sal vendidos sob contratos de produção para operadoras internacionais e requisitos reduzidos para usar bens e serviços produzidos localmente em exploração e desenvolvimento. As vendas deverão impulsionar a produção de petróleo bruto do Brasil para 5,5 milhões de b / d até meados da década de 2020, ante cerca de 3 milhões b / d atualmente.

A Petrobras continua sendo a maior parte interessada no pré-sal, mas mudou a política da empresa em meio à liberdade recém-descoberta de interferências do governo para compartilhar riscos por meio de parcerias estratégicas com vários dos principais participantes do setor. O movimento para reduzir o risco incluiu a concessão de controle operacional de área fresca para a Equinor, ExxonMobil e Total, por exemplo, em favor de participações minoritárias.

No total, a Petrobras adquiriu participações em 21 novos blocos de exploração nas vendas de compartilhamento de produção e concessão, disse a empresa.

“Esses novos projetos contribuem para o fortalecimento do portfólio de exploração da Petrobras, garantindo a sustentabilidade da produção futura da empresa”, afirmou a Petrobras sobre suas recentes compras.


Petro-Victory Energy Corp adquire cinco concessões de petróleo no Brasil

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior