MENU
Menu
Início Grafeno, a pedra filosofal do mundo! Apenas 1 grama do mineral é capaz de extrair mais de 95% do ouro em eletrônicos descartados!

Grafeno, a pedra filosofal do mundo! Apenas 1 grama do mineral é capaz de extrair mais de 95% do ouro em eletrônicos descartados!

21 de março de 2024 às 10:19
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
grafeno - ouro - eletrônico - pedra filosofal
Grafeno, a pedra filosofal do mundo! Apenas 1 grama do mineral é capaz de extrair mais de 95% do ouro em eletrônicos descartados! Extrai ouro sem ajuda do mercúrio. Imagem New Atlas

Grafeno recupera ouro sem os riscos do mercúrio e promete revolucionar e reduzir o crescente problema ambiental do lixo eletrônico no mundo!

Eletrônicos descartados podem ser uma mina de ouro – literalmente. Um estudo realizado por pesquisadores chineses da Universidade de Tsinghua, do Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen sob a Academia Chinesa de Ciências (CAS) e britânicos do Instituto de Pesquisa de Metais sob o CAS e da Universidade de Manchester, descobriram recentemente que o óxido de grafeno reduzido pode extrair ouro de resíduos eletrônicos com alta eficiência e sem precisar de outros produtos químicos ou energia.

Além de seus usos superficiais em joias, o ouro é valorizado para uso em componentes eletrônicos graças à sua alta condutividade elétrica e facilidade de trabalhar. Mas os dispositivos eletrônicos têm um alto volume de negócios, e a recuperação de ouro e outros metais preciosos é um processo que muitas vezes é complicado, ineficiente e requer produtos químicos ou alto calor.

Artigos recomendados

Mas agora,os pesquisadores desenvolveram um método muito mais simples para recuperar o ouro de resíduos eletrônicos. Tudo o que é preciso é um pouco de grafeno.

Grafeno como pedra filosofal: extraindo ouro dos resíduos, assista o video abaixo e confira!

Apenas 1 grama de grafeno é suficiente para extrair mais de 95% do ouro em uma determinada amostra!

Primeiro, o lixo eletrônico é moído e depois dissolvido em uma solução. Uma membrana feita de óxido de grafeno reduzido é adicionada e, dentro de alguns minutos, o ouro puro começa a se acumular na superfície da membrana.

Apenas 1 grama de grafeno é suficiente para extrair quase o dobro dessa quantidade de ouro, atraindo mais de 95% do ouro em uma determinada amostra, mesmo em concentrações tão baixas quanto uma parte por bilhão. É importante ressaltar que não atrai outros metais na mistura de lixo eletrônico e, posteriormente, a membrana de grafeno pode ser queimada, deixando para trás o ouro puro.O novo método pode permitir que o ouro na eletrônica seja reciclado, em vez de desperdiçar

Grafeno vai ajudar a reduzir o crescente problema ambiental do lixo eletrônico

“Essa aparente magia é essencialmente um processo eletroquímico simples”, disse o Dr. Yang Su, principal autor do estudo. “Interações únicas entre grafeno e íons de ouro impulsionam o processo e também produzem seletividade excepcional. Somente o ouro é extraído sem outros íons ou sais.”

A equipe diz que a técnica pode ajudar a reduzir a quantidade de ouro que vai para o desperdício, além de reduzir o crescente problema ambiental do lixo eletrônico. Outros cientistas resolveram o problema usando solventes feitos em grande parte de vinagre ou outros ácidos suaves, ou projetando placas de circuito que desmoronam quando colocadas em água quente.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR