Governo federal vai privatizar primeiramente o Terminal do Porto de Cabedelo, na Paraíba

Kelly
por
-
01-06-2020 09:42:51
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
Governo federal vai privatizar Terminal do Porto de Cabedelo, na Paraíba Governo federal vai privatizar Terminal do Porto de Cabedelo, na Paraíba

Terminal Pesqueiro do Porto de Cabedelo na Paraíba será o pioneiro no cronograma de privatizações do Brasil pelo governo federal

Na última sexta-feira (29), em decreto publicado no Diário Oficial da União, o governo federal informou que o Terminal Pesqueiro do Porto de Cabedelo na Paraíba será o primeiro a ser privatizado no Brasil, seguido pelos Portos do Pará e do Amazonas.

Veja também outras notícias

O Terminal Pesqueiro Público de Cabedelo localiza-se em área contígua ao Porto de Cabedelo, na PB. Possui localização geográfica privilegiada e área de 5 mil m² para atracação de embarcações de pesca oceânica e é dotado de faixa de cais em plataforma de concreto sobre estacas e acessos rodoviário e hidroviário.

O empreendimento na Paraíba está dentro dos qualificados para fins de desestatização, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República – PPI,  por meio da Resolução nº 115, de 19/02/2020.

Um prejuízo de cerca de R$ 200 milhões tem sido causado em virtude do abandono dos Portos brasileiros e um dos objetivos da privatização é colocar um ponto final nisso, de acordo com o governo federal.

Conforme informou Jorge Seif, secretário da Pesca do governo, no país há mais de 20 terminais pesqueiros abandonados, que vem consumindo dinheiro do povo brasileiro, em impostos, sem o devido retorno financeiro.

“Esse é o primeiro dia de todos que serão privatizados servindo ao povo brasileiro, servindo ao setor pesqueiro nacional”, ressaltou o secretário .

CCCC confirmou interesse na construção do Estaleiro na Paraíba que pode gerar seis mil novos empregos

A China Communications Construction Company Ltd. (CCCC), empresa multinacional de engenharia envolvida em projetos de construção e operação de obras de infraestrutura, informou que está com capital aberto para explorar as potencialidades do Nordeste do país.

O governador da Paraíba, João Azevedo, esteve em reunião com representantes da CCCC e apresentou os projetos para implantação do Estaleiro para reparos navais no município de Lucena e ampliação do Porto de Cabedelo aos investidores chineses, destacando as ações do Governo para manter a segurança fiscal e viabilidade do negócio. Leia a matéria completa aqui.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe