Mais espaço, mais potência e mais carro por menos dinheiro: GAC GS4 desafia o Corolla Cross e entrega o dobro de potência com preço de SUV compacto
Imagine um SUV híbrido que entrega mais potência que o Toyota Corolla Cross, tem porte de modelo médio como o BYD Song Plus e GWM Haval H6, mas custa o mesmo que um SUV compacto completo. Parece impossível? Pois o GAC GS4 está batendo de frente com os gigantes, prometendo desempenho, tecnologia e um pacote de equipamentos que vai deixar muito concorrente caro com inveja.
Adeus Toyota Corolla Cross: GAC GS4 chegou com dois pés na porta trazendo potência de SUV grande com preço de compacto
O GAC GS4 chegou com dois pés na porta do segmento de híbridos, trazendo motor forte, tecnologia desenvolvida com a Toyota e preço agressivo. Enquanto rivais como Hyundai Kona, Kia Niro, Corolla Cross e Haval H6 HEV2 estão na faixa dos R$ 215 mil a R$ 220 mil, o GS4 aparece por R$ 189.990 na versão Premium e R$ 199.990 na versão Elite.
Mesmo posicionado com preço de compacto, o GS4 tem porte de médio: são 4,68 metros de comprimento, 1,90 m de largura e um entre-eixos de 2,75 m. Para efeito de comparação, o Toyota Corolla Cross tem 4,46 m de comprimento. Ou seja, o GAC entrega mais espaço, mais potência e mais carro por menos dinheiro.
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Mecânica afiada com DNA Toyota desbanca Corolla Cross
O segredo está na tecnologia G-MC 2.0, desenvolvida em conjunto com a Toyota, e que equipa o GS4 com um sistema híbrido completo. O modelo traz sob o capô um motor 2.0 aspirado a gasolina, ciclo Atkinson, com injeção direta, que gera 140 cv e 18,3 kgfm. Mas o verdadeiro trunfo está no motor elétrico, que entrega 182 cv e 30,6 kgfm de torque.
Juntos, os dois motores somam 235 cv de potência combinada. Só para comparar, o Corolla Cross Hybrid gera apenas 122 cv no total — ou seja, o GAC GS4 entrega quase o dobro de força.
O câmbio é automático de duas marchas, com tração dianteira, e o motor elétrico é integrado ao próprio câmbio, o que melhora a eficiência nas arrancadas. A bateria de íons de lítio tem 2,1 kWh, recarrega por regeneração e permite rodar alguns trechos em modo 100% elétrico, especialmente no trânsito urbano ou em velocidade constante.
Aceleração empolgante e suspensão bem calibrada
Segundo a ficha técnica da própria montadora, o GAC GS4 vai de 0 a 100 km/h em 8 segundos e alcança velocidade máxima de 180 km/h. Mas mais do que números, o desempenho no dia a dia chama a atenção: o motor elétrico assume boa parte do trabalho nas acelerações, entregando torque quase instantâneo e mantendo o fôlego em retomadas e subidas.
A suspensão dianteira do tipo McPherson e a traseira multilink garantem conforto nas ruas e controle em curvas. Ela filtra bem as imperfeições do asfalto e segura a carroceria quando a condução exige mais. O único ponto de atenção vai para a direção elétrica: leve demais no modo normal. Só no modo esportivo ela ganha peso e passa mais segurança.
Interior cheio de surpresas e tecnologia embarcada
Se o visual externo já chama atenção, o interior do GS4 não fica para trás. A cabine mistura ousadia e praticidade, com detalhes que surpreendem. Um bom exemplo é o sistema de climatização, que tem os controles de temperatura embutidos nas saídas de ar centrais — uma solução bonita, mas que exige um tempo de adaptação.
Outro destaque é a base de carregamento de smartphone por indução: quando em uso, ela literalmente desce e se esconde, deixando a cabine mais limpa visualmente.
A versão Elite vem recheada de equipamentos premium: teto solar panorâmico, bancos elétricos revestidos em couro, porta-malas com abertura elétrica, rodas aro 19”, head-up display e quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas. E para todos os modelos, o pacote de segurança inclui piloto automático adaptativo de série.
Ficha técnica completa do GAC GS4
- Preço: R$ 199.990 (versão Elite)
- Motorização: motor 2.0 aspirado (140 cv e 18,3 kgfm) + motor elétrico (182 cv e 30,6 kgfm)
- Potência combinada: 235 cv
- Câmbio: automático de 2 marchas
- Tração: dianteira
- Suspensão: McPherson (dianteira) e multilink (traseira)
- Freios: a disco ventilado na frente e sólido atrás
- Pneus: 235/55 R19
- Desempenho: 0 a 100 km/h em 8 s | Velocidade máxima: 180 km/h
- Consumo: 14,1 km/l e autonomia total estimada em torno 705 km
- Dimensões:
- Comprimento: 4,68 m
- Largura: 1,90 m
- Altura: 1,66 m
- Entre-eixos: 2,75 m
- Peso: 1.673 kg
- Porta-malas: 638 litros
Por que o consumo do GAC GS4 faz sentido: potência compensa litros a mais
É verdade que o GAC GS4 Hybrid não é o SUV híbrido mais econômico do Brasil. GS4 registra cerca de 14,1 km/l e autonomia total estimada em torno 705 km, dependendo do perfil de uso urbano ou rodoviário. Mas antes de julgar só pela média de combustível, vale olhar o conjunto completo e, principalmente, o que ele entrega em potência e desempenho por litro de combustível.
Potência que justifica cada gota de combustível
Olhar apenas o consumo declarado pode enganar. Sim, o GAC GS4 faz 14,1 km/l na cidade, o que parece inferior ao que entregam Hyundai Kona Hybrid, Toyota Corolla Cross e Kia Niro, todos superando os 17 km/l. Mas aí vem o detalhe que muda o jogo: nenhum deles sequer chega perto dos 235 cv de potência do GS4.
Vamos colocar em números. O Corolla Cross tem 122 cv e faz 17,8 km/l. O Kona e o Niro oferecem 141 cv com cerca de 18,3 km/l. Só que o GS4, com quase o dobro da potência, não consome nem 30% a mais de combustível.
Ou seja, se os rivais tivessem o dobro da eficiência, aí sim estariam no mesmo nível técnico. Mas isso não acontece: o GS4, mesmo sendo mais potente e pesado, tem um dos melhores consumos por cavalo de potência do segmento. É o que os engenheiros chamam de eficiência energética relativa — entregar mais desempenho com menor penalização no consumo.
Segundo dados do Inmetro, o GAC GS4 chega a 16,66 cv para cada litro de gasolina consumido na cidade, enquanto o Corolla Cross fica em 6,85 cv/litro. É mais que o dobro de potência por litro.
Essa relação mostra que, embora não seja o mais econômico em números absolutos, o GS4 é mais eficiente no que entrega por litro abastecido.
Novo SUV é uma surpresa positiva num mercado automotivo brasileiro dominado por opções caras e com menos desempenho
O GAC GS4 é uma surpresa positiva num mercado dominado por opções caras e com menos desempenho. Mesmo sendo “diferentão” no estilo, entrega um conjunto difícil de bater: design marcante, muita força, tecnologia de ponta e preço competitivo.
E o mais interessante: vem se consolidando como uma alternativa real para quem pensava apenas em Toyota, Hyundai Kona ou Kia Niro. Segundo o especialista Rodrigo Ferreira, da InsideEVs Brasil, “o GS4 mostra como a nova geração de híbridos chineses pode reconfigurar o mercado brasileiro nos próximos anos, especialmente pela boa relação entre custo, potência e espaço interno.”
E aí, o que você achou do GAC GS4? Você trocaria seu SUV por ele? Acha que o GS4 vai incomodar Toyota, Hyundai e Kia no mercado de híbridos? Deixe sua opinião nos comentários ou compartilhe este artigo com aquele amigo que está pensando em trocar de carro.
Cópia mal feita do Peugeot 2008!!!
Cópia mal feira do Peugeot 2008!!!
Como sempre o preço, fazem clínicas e perguntam quanto você pagaria e os **** 200.000,00 outros 250.000,00 só que não compram apenas opinam.Este carro está MUITO CARO dona Toyota tratem de avaliar e 150.000,00 está bem pago.