Equipamentos auxiliarão a FSRU em sua fixação e no envio de gás para abastecer o complexo termelétrico do Porto de Sergipe
A plataforma FSRU (Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação) Golar Nanook, acaba de receber da NOV (National Oilwell Varco), o sistema giratório submerso APL com mecanismo de ancoragem e carregamento.
O sistema auxiliará a embarcação na fixação do terminal flutuante de regaseificação e garantirá o envio do gás por meio de um riser flexível. A embarcação foi construída no estaleiro Samsung na Coréia do Sul.
A plataforma, que irá abastecer a térmica com gás natural liquefeito (GNL), pertence a Celse (Centrais Elétricas de Sergipe) que é a responsável pelo projeto termelétrico Porto de Sergipe.
Segundo a Celse, a entrega do equipamento está dentro do cronograma da empresa, divulgado no ano passado, que prevê o início dos testes e o comissionamento da FSRU no primeiro semestre deste ano.
O Complexo Termelétrico
O empreendimento, um investimento de cerca de R$ 5 bilhões, é composto pela usina termelétrica Porto de Sergipe, pela linha de transmissão e pelas instalações offshore, que possuem a unidade de armazenamento e regaseificação do GNL (a FSRU).
As obras do complexo termelétrico do Porto de Sergipe devem ser concluídas no fim do ano, com a operação comercial da usina prevista para 2020.
Em relação ao Terminal de GNL, a FSRU terá capacidade de acomodar até 170 mil m³ de GNL, dando a capacidade de regaseificar até 21 milhões de m³/dia, sendo que deste total, 6 milhões de m³/dia serão necessários para a operação da térmica e os outros 15 milhões de m³/dia disponíveis para abastecer outros mercados, quando necessário.