1. Início
  2. / Indústria
  3. / Forte incêndio se alastra na fábrica da CATL, principal fornecedora de baterias da Tesla da China
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Forte incêndio se alastra na fábrica da CATL, principal fornecedora de baterias da Tesla da China

Escrito por Lucas Carvalho
Publicado em 01/10/2024 às 22:25
Forte incêndio se alastra na fábrica da CATL, principal fornecedora de baterias da Tesla da China
Foto: Reprodução

Incêndio de grandes proporções se espalhou pela fábrica da CATL, fornecedora de baterias da Tesla na China

Na manhã de 29 de setembro, um incêndio repentino irrompeu na planta Z da CATL, localizada na província de Fujian, China. Esta fábrica, que foi construída em 2020 e tem uma importância significativa no setor de baterias, fornece produtos para empresas automotivas como a Tesla.

A CATL, fundada em 2011, é a maior fabricante mundial de baterias para veículos elétricos (NEV). Com treze fábricas distribuídas globalmente, a empresa detém quase 50% do mercado chinês, consolidando-se como uma líder no fornecimento de baterias para várias montadoras.

A planta Z, onde ocorreu o incêndio, foi concluída em setembro de 2020 e é conhecida por sua alta tecnologia, sendo premiada como uma fábrica modelo da Indústria 4.0. O incidente não causou grandes danos à produção geral, de acordo com a empresa.

A rápida resposta ao incidente evitou consequências mais graves, com o fogo sendo controlado e extinto sem vítimas.

Detalhes do incêndio

Planta CATL Z em Fujian

Às 11h26 do dia 29 de setembro, o Departamento de Publicidade da Zona de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Dongqiao recebeu o chamado de emergência, notificando sobre o fogo que começou em um prédio independente dentro da planta Z da CATL.

Os bombeiros chegaram rapidamente ao local para conter o incêndio, que ocorreu em um bloco estático de alta temperatura com uma área de 15 mil metros quadrados. Graças ao sistema de monitoramento da fábrica, o fogo foi identificado cedo, o que permitiu uma rápida resposta das equipes de emergência.

O presidente da CATL, Robin Zeng, afirmou que o incêndio não representou um grande problema e que a operação geral da planta foi pouco afetada. Entretanto, ainda não se sabe como o incidente pode influenciar o fornecimento de baterias para empresas como a Tesla e outras montadoras que dependem da produção da planta Z.

A causa do incêndio ainda está sob investigação. Embora a situação tenha sido controlada sem vítimas, o impacto em termos de fornecimento de baterias é uma questão em aberto. A fábrica Z é uma das principais fornecedoras de baterias para veículos elétricos na China, e qualquer interrupção prolongada em sua produção pode ter repercussões no mercado.

Apesar da gravidade potencial do incêndio, a resposta rápida e o controle eficaz minimizaram as consequências. O incidente poderia ter sido muito mais devastador, como exemplificado por um incêndio em uma fábrica na Coreia do Sul que, recentemente, causou 22 mortes. Felizmente, o evento na planta da CATL terminou sem tragédias.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Lucas Carvalho

Jornalista experiente com ampla atuação na cobertura de temas relacionados a petróleo, gás e energia renovável. Especialista em análises aprofundadas e tendências do setor, com enfoque em inovações tecnológicas e impacto ambiental. Autor de artigos relevantes na área.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x