Montadora enfrenta dificuldades econômicas e descontinua veículo clássico; liderança reconhece necessidade de reestruturação estratégica
A Ford anunciou a interrupção temporária da produção de um de seus modelos mais tradicionais, afetando o segmento de picapes da Série F.
Essa pausa ocorrerá entre 18 de novembro e 6 de janeiro e reflete os desafios financeiros enfrentados pela montadora americana, que tenta equilibrar o desenvolvimento de veículos elétricos (EVs) com uma alta concorrência e pressões de custos.
A estrutura financeira e as decisões da Ford
Desde que introduziu os veículos elétricos da Série F em 2021, com a estreia do modelo Lightning, a Ford vem experimentando uma série de reveses.
- Toyota Corolla Híbrido Altis 2020: O sedã que faz até 19,5 km/l na cidade e oferece 7 airbags por R$ 125 mil!
- Na faixa dos R$ 20 mil, Chevrolet faz a alegria de motoristas exigentes com carro popular, confiável e de manutenção barata
- Nova picape RAM Dakota chega para abalar o mercado de picapes: rival direta de Hilux e Ranger promete desempenho impressionante e consumo econômico de até 13 km/l!
- Quanto custa a JAC Hunter? Nova picape 4×4 com motor diesel de 191 cv, garantia de 8 anos para rivalizar com Hilux e S10
Em 2024, a empresa registrou prejuízos substanciais em cada EV lançado, evidenciando a dificuldade em competir num mercado onde os custos são elevados, especialmente com as baterias, e a aceitação do público ainda é hesitante.
De acordo com uma declaração da Ford ao Wall Street Journal, ajustes na produção estão em andamento para tentar balancear vendas e rentabilidade. Desde agosto, a Ford já havia começado a reduzir a produção de EVs e, recentemente, adiou a meta de produzir dois milhões de veículos elétricos até 2026.
A nova meta ainda não tem prazo estabelecido, refletindo a cautela da empresa diante dos altos custos e da concorrência.
Competição Intensa no Setor de SUVs
O mercado de SUVs elétricos, em particular, tornou-se um terreno de alta competição. John Lawler, vice-presidente e diretor financeiro da Ford, destacou que a empresa enfrenta dificuldades para competir no segmento de SUVs de três fileiras devido ao aumento nos custos das baterias e à chegada de diversos concorrentes.
Estatísticas apontadas pela S&P Global mostram que cerca de 143 novos modelos de veículos elétricos estão em desenvolvimento para o mercado norte-americano, a maioria sendo SUVs de dois e três assentos. A pressão para se destacar em um setor tão concorrido é um desafio que a Ford ainda precisa superar.
A história de sucesso das picapes e o enfoque nos híbridos
Apesar das dificuldades, a Série F continua a ser uma das linhas de picapes mais populares nos EUA, com mais de 700.000 unidades vendidas em 2023. Esse sucesso manteve a liderança do modelo como a picape mais vendida no país por 47 anos consecutivos.
Além disso, a Ford investiu pesadamente em veículos híbridos, que combinam um motor elétrico e um motor a gasolina. Porém, o retorno financeiro desses modelos também está aquém do esperado. Segundo dados da Reuters, a Ford projeta um prejuízo de aproximadamente US$ 5 bilhões em sua linha de veículos elétricos para 2024.
Pressões externas e o Impacto nos resultados da Ford
Os desafios vão além da produção: fatores externos, como o aumento dos preços das matérias-primas, também impactam os custos operacionais da empresa. Lawler destacou que a Ford já cortou despesas, mas os concorrentes têm reduzido seus custos de forma mais agressiva, colocando a montadora em desvantagem.
A tentativa de impulsionar o modelo Lightning encontrou obstáculos significativos, com vendas lentas e excesso de estoque nas concessionárias. Para agravar a situação, as ações da Ford caíram 6,7% em 2024, enquanto outras montadoras, como a General Motors e a Tesla, registraram ganhos.
Comparação com concorrentes
Em contraste com a Ford, outras montadoras americanas, como a General Motors, que teve um aumento de 47% nas ações, e a Tesla, com alta de 4,7%, demonstraram um desempenho financeiro mais sólido no mercado de EVs. Isso indica que, enquanto a Ford luta para lidar com os custos elevados e a concorrência, outras empresas encontraram caminhos mais efetivos para navegar neste segmento competitivo.
O que esperar do futuro da Ford?
Embora a Ford tenha um histórico sólido no mercado de automóveis, especialmente com seus modelos de picapes, os desafios para competir no setor de veículos elétricos são inegáveis. Com a interrupção da produção e o adiamento das metas, a montadora sinaliza uma pausa para reavaliar suas estratégias.
A postura da empresa reflete uma tentativa de manter-se competitiva, mas enfrenta o difícil equilíbrio entre inovação e rentabilidade.
Sempre usei Ford, mas as últimas decisões da montadora andam sem base. Acho que a Ford deve passar a fabricar carrinhos pra supermercados.
Companhia sem convicção do q qer, só querendo trabalhar em função de lucros sem apresentar um portfólio inovador que atraía a atenção da cliente, sem renovações inteligentes e presa ao século passado análoga a ideologia de seu patrono Henry Ford.