Firjan constata melhora na construção naval do Rio de Janeiro

Estaleiros cariocas melhoram faturamento em relação ao ano passado
 

Atividade da Industria naval em Niterói melhora segundo a Firjan neste ano de 2018

A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em conjunto com a Secretária Municipal de Fazenda e empresas do mercado divulgaram o panorama da construção naval em 2018, o resultado foi uma melhora de 55% do faturamento declarado em 2017, em relação ao ano anterior, o aumento foi de R$ 301,8 milhões em 2016 para R$ 467,2 milhões no ano passado. Os números ainda são menores que o de 2013, quando começou a crise econômica, que foi de R$ 562,7 milhões, depois disso só houve alta em 2017.

Segundo o presidente da Firjan Leste Fluminense, Luiz Césio Caetano, a performance pode se manter estável se o foco da indústria for ampliado para o setor de petróleo e gás, segundo ele a construção naval de Niterói hoje não existe mais, o Mauá só faz reparos e o Brasa presta serviços Offshore, e dá o exemplo de 2017 quando a Petrobras fechou contrato de 2 Bilhões para manutenção de plataformas na Bacia de Campos e Santos, mas nada ficou em Niterói devido aos altos custos de produção, impostos, combustíveis, salários e encargos, mesmo tendo uma estrutura muito boa.

Luz no fim do túnel

Segundo os números, apenas 2% representam construção de embarcação de grande porte, as atividades de administração da infraestrutura portuária (2%); de operações de terminais (10%); 4% representam agenciamento marítimo, serviços de praticagem e auxílio de transportes aquaviários e a grande maioria, a manutenção e reparação de embarcações, correspondem a 82%.

As novas rodadas de leilões do pré-sal são uma luz no fim do túnel para Niterói, pois podem, por exemplo, mudar os números do cadastro geral de empregados e desempregados, do Ministério do Trabalho, que informam que 11,5% dos desempregados da construção naval pertenciam a Niterói, atrás apenas de macaé e da capital.

A retomada da construção do Comperj pode ser um alento aos números, depois do acordo entre a Petrobrás e os chineses da CNODC, “A área de Óleo e Gás é a demanda que temos hoje, mas para isso é necessário diminuir impostos para viabilizar o empreendimento, na China, o governo subsidia a construção naval porque ela gera empregos e movimenta a economia, Niterói precisa voltar a fabricar plataformas de Petróleo, pois tem competência para isso”, declarou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Niterói e Itaboraí, Edson Rocha.

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Renato Oliveira

Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships