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Fim dos acidentes? Pesquisadores alemães criam câmera infravermelha que detecta humanos mesmo em baixa iluminação — Funciona de dia ou à noite!

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 16/10/2024 às 17:13
câmera infravermelha
Foto: Reprodução

Fim dos acidentes noturnos? Uma nova câmera infravermelha, desenvolvida por pesquisadores alemães, é capaz de detectar humanos em condições de pouca luz, funcionando perfeitamente de dia ou à noite. Descubra como essa tecnologia pode salvar vidas!

A segurança no trânsito é uma questão crucial, especialmente em situações de visibilidade reduzida, como nevoeiros densos ou à noite. Em um avanço promissor, uma equipe de pesquisadores alemães desenvolveu uma câmera infravermelha acessível e inovadora, projetada para veículos autônomos, que promete melhorar a segurança rodoviária.

A tecnologia, desenvolvida no Instituto Fraunhofer de Óptica Aplicada e Engenharia de Precisão IOF, é capaz de detectar a radiação térmica emitida por seres humanos, mesmo em condições de baixa iluminação.

Essa inovação tecnológica surge em um momento em que os veículos autônomos ganham espaço e enfrentam o desafio de navegar com segurança sem a supervisão de motoristas humanos. A câmara térmica pode, assim, complementar outros sistemas de detecção, como o LIDAR e o RADAR, que muitas vezes são menos eficazes em condições adversas, como chuva intensa ou escuridão total.

Tecnologia que detecta humanos

A nova câmera infravermelha usa um conjunto de sensores 2 x 4. A óptica do espelho catadióptrico (aqui em ouro) oferece um design particularmente plano. © Fraunhofer IOF

A grande inovação dessa câmera infravermelha está em sua capacidade de operar na faixa de comprimento de onda de 8 a 14 micrômetros. Isso permite a detecção precisa de seres humanos, dia e noite, tornando as estradas mais seguras para pedestres, ciclistas e outros usuários vulneráveis.

Essa tecnologia pode melhorar significativamente a segurança rodoviária e prevenir acidentes”, afirmou Martin Hubold, gerente de projetos do Instituto Fraunhofer IOF. Hubold ainda ressaltou que o dispositivo oferece essa segurança sem a necessidade de iluminação ativa, algo que muitos outros sensores exigem.

A câmera é resultado de uma vasta experiência da equipe com sistemas de múltiplas aberturas, que agora foi aplicada a este novo dispositivo.

A construção baseia-se em pequenos bolômetros não resfriados, que são econômicos e eficazes. O software utilizado junta as imagens obtidas por esses pequenos sensores em uma única imagem de alta resolução, atualmente alcançando 530 x 210 pixels, com um campo de visão de 34 x 13 graus.

Design eficiente e aplicações diversas

Para efeito de comparação: toda a óptica catadióptrica ocupa apenas uma fração de uma caixa padrão (aqui em cinza) para câmeras infravermelhas convencionais. © Fraunhofer IOF

Além da tecnologia de detecção humana, o design da câmera é uma obra de engenharia que merece destaque. Com apenas 10 milímetros de espessura, graças ao uso de um sistema óptico catadióptrico — uma combinação de espelhos e prismas — o dispositivo é altamente compacto.

A produção da câmera também foi pensada para ser escalável, utilizando métodos litográficos e materiais amplamente utilizados na indústria automotiva, o que ajuda a manter os custos de fabricação baixos.

A colaboração com o Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Silício ISIT foi fundamental para que esse processo de produção eficiente se tornasse realidade. Essa abordagem permite que a câmera infravermelha seja fabricada em larga escala, o que facilita sua introdução no mercado em grande volume e com custos acessíveis.

Embora inicialmente projetada para veículos autônomos, a câmera possui um leque de aplicações muito mais amplo. Com um campo de visão horizontal alargado, ela também é ideal para sistemas de assistência ao condutor, além de poder ser usada em contextos que vão muito além das estradas.

Hubold destacou que o dispositivo pode ser aplicado em operações de bombeiros, monitoramento de processos industriais e até no controle de perda de calor em edifícios. Esse potencial multifuncional reforça a versatilidade da tecnologia.

A inovação alemã promete transformar o setor de transporte e além, oferecendo mais segurança e eficiência em uma variedade de cenários. À medida que os veículos autônomos continuam a evoluir, soluções como esta câmera térmica mostram como a tecnologia pode ajudar a resolver desafios críticos de segurança, reduzindo acidentes e salvando vidas.

A acessibilidade e a versatilidade do dispositivo indicam que ele pode se tornar uma ferramenta essencial em várias indústrias no futuro próximo.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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