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Fim dos acidentes? Pesquisadores alemães criam câmera infravermelha que detecta humanos mesmo em baixa iluminação — Funciona de dia ou à noite!

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 16/10/2024 às 17:13
câmera infravermelha
Foto: Reprodução

Fim dos acidentes noturnos? Uma nova câmera infravermelha, desenvolvida por pesquisadores alemães, é capaz de detectar humanos em condições de pouca luz, funcionando perfeitamente de dia ou à noite. Descubra como essa tecnologia pode salvar vidas!

A segurança no trânsito é uma questão crucial, especialmente em situações de visibilidade reduzida, como nevoeiros densos ou à noite. Em um avanço promissor, uma equipe de pesquisadores alemães desenvolveu uma câmera infravermelha acessível e inovadora, projetada para veículos autônomos, que promete melhorar a segurança rodoviária.

A tecnologia, desenvolvida no Instituto Fraunhofer de Óptica Aplicada e Engenharia de Precisão IOF, é capaz de detectar a radiação térmica emitida por seres humanos, mesmo em condições de baixa iluminação.

Essa inovação tecnológica surge em um momento em que os veículos autônomos ganham espaço e enfrentam o desafio de navegar com segurança sem a supervisão de motoristas humanos. A câmara térmica pode, assim, complementar outros sistemas de detecção, como o LIDAR e o RADAR, que muitas vezes são menos eficazes em condições adversas, como chuva intensa ou escuridão total.

Tecnologia que detecta humanos

A nova câmera infravermelha usa um conjunto de sensores 2 x 4. A óptica do espelho catadióptrico (aqui em ouro) oferece um design particularmente plano. © Fraunhofer IOF

A grande inovação dessa câmera infravermelha está em sua capacidade de operar na faixa de comprimento de onda de 8 a 14 micrômetros. Isso permite a detecção precisa de seres humanos, dia e noite, tornando as estradas mais seguras para pedestres, ciclistas e outros usuários vulneráveis.

Essa tecnologia pode melhorar significativamente a segurança rodoviária e prevenir acidentes”, afirmou Martin Hubold, gerente de projetos do Instituto Fraunhofer IOF. Hubold ainda ressaltou que o dispositivo oferece essa segurança sem a necessidade de iluminação ativa, algo que muitos outros sensores exigem.

A câmera é resultado de uma vasta experiência da equipe com sistemas de múltiplas aberturas, que agora foi aplicada a este novo dispositivo.

A construção baseia-se em pequenos bolômetros não resfriados, que são econômicos e eficazes. O software utilizado junta as imagens obtidas por esses pequenos sensores em uma única imagem de alta resolução, atualmente alcançando 530 x 210 pixels, com um campo de visão de 34 x 13 graus.

Design eficiente e aplicações diversas

Para efeito de comparação: toda a óptica catadióptrica ocupa apenas uma fração de uma caixa padrão (aqui em cinza) para câmeras infravermelhas convencionais. © Fraunhofer IOF

Além da tecnologia de detecção humana, o design da câmera é uma obra de engenharia que merece destaque. Com apenas 10 milímetros de espessura, graças ao uso de um sistema óptico catadióptrico — uma combinação de espelhos e prismas — o dispositivo é altamente compacto.

A produção da câmera também foi pensada para ser escalável, utilizando métodos litográficos e materiais amplamente utilizados na indústria automotiva, o que ajuda a manter os custos de fabricação baixos.

A colaboração com o Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Silício ISIT foi fundamental para que esse processo de produção eficiente se tornasse realidade. Essa abordagem permite que a câmera infravermelha seja fabricada em larga escala, o que facilita sua introdução no mercado em grande volume e com custos acessíveis.

Embora inicialmente projetada para veículos autônomos, a câmera possui um leque de aplicações muito mais amplo. Com um campo de visão horizontal alargado, ela também é ideal para sistemas de assistência ao condutor, além de poder ser usada em contextos que vão muito além das estradas.

Hubold destacou que o dispositivo pode ser aplicado em operações de bombeiros, monitoramento de processos industriais e até no controle de perda de calor em edifícios. Esse potencial multifuncional reforça a versatilidade da tecnologia.

A inovação alemã promete transformar o setor de transporte e além, oferecendo mais segurança e eficiência em uma variedade de cenários. À medida que os veículos autônomos continuam a evoluir, soluções como esta câmera térmica mostram como a tecnologia pode ajudar a resolver desafios críticos de segurança, reduzindo acidentes e salvando vidas.

A acessibilidade e a versatilidade do dispositivo indicam que ele pode se tornar uma ferramenta essencial em várias indústrias no futuro próximo.

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Fabio Lucas Carvalho

Sou jornalista atuante desde 2015, especializado em uma ampla gama de temas, incluindo política, economia, empregos e tecnologia. Ao longo dos anos, publiquei mais de 10 artigos em portais de renome, trazendo análises aprofundadas e informações relevantes para os leitores. Além da minha carreira no jornalismo, sou formado em Gestão em Tecnologia da Informação pela Facape, o que me permite integrar uma visão técnica em muitas das minhas publicações. Caso tenha dúvidas, sugestões de pauta ou queira reportar algum erro, sinta-se à vontade para me contatar através do e-mail flclucas@hotmail.com. Por gentileza, note que não aceitamos currículos.

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