Ferrovia Transnordestina e Porto de Suape atraem interesse de chineses

interesse chinês e obras do porto de suape e ferrovia
 

Para investir no Terminal de Minérios do Porto de Suape os chineses estariam dispostos a terminar a Ferrovia Transnordestina

Uma reunião entre o presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape, Carlos Vilar, seus diretores e o CEO da gigante CCCC (China Communications Construction Company), Lin li, retomou as negociações para investimentos no Porto de Suape. Os Chineses mostraram interesse em concluir a Ferrovia Transnordestina, no trecho Salgueiro-Suape, visto que o grupo pretende concorrer á construção do Terminal de Minérios e precisarão da ferrovia funcionando.

Interesse chinês é antigo

Segundo Villar, os chineses já haviam feito uma consulta, entre 2010 e 2012, para o futuro Terminal de Minérios, atravé de uma outra empresa do grupo, mas a negociação não foi á frente devido a não conclusão da Ferrovia Transnordestina. O grupo chinês tem atuação destacada nos portos de Porto de São Luís, no Maranhão, e as recentes negociações com o Terminal Graneleiro de Babitonga (TGB) em São Francisco do Sul (SC), com investimentos de R$ 1 bilhão.

Cronograma da Transnordestina preocupa

Conforme o cronograma da concessionária Transnordestina Logística (TLSA), será priorizado o trecho Piauí-Porto de Pecém (CE), com término previsto para 2021, enquanto que o trecho Salgueiro-Suape só seria concluído em 2027. Segundo Villar isso inviabiliza os investimentos tanto do setor público quanto privado no porto pernambucano, com perdas incalculáveis para a economia e para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

A intenção de Villar é marcar uma reunião, nos próximos dias, com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio Monteiro, para discutir as demandas do porto e, principalmente, buscar ajuda quanto a esta questão da ferrovia. já pelo lado chinês, há o forte interesse nos projetos e o sentimento de que além das importantes negociações com o governo é essencial negociar com os empresários de mineração do Piauí, origem dos trens com o minério (carga que viabiliza o investimento), com destino á ilha de Cocaia em Suape, onde será construído o terminal.

O presidente Carlos Vilar saiu otimista da reunião com os chineses, além do positivismo com o novo governo federal e com a continuidade do governador do Estado Paulo Câmara, pois Suape estaria incluído nos investimentos nos portos brasileiros e obras de infra estrutura já mencionados pela nova gestão do presidente eleito Bolsonaro.

Veja mais sobre os investimentos no porto e geração de empregos em Pernambuco.

Candidatos: Cadastrem seus currículos conosco | Empresas: Temos Soluções Incríveis que Ajudarão em Seus Recrutamentos

Você é recrutador ou esta a frente do Recursos Humanos de uma empresas sabe como é difícil recrutar o profissional ideal para sua empresa.  Sabemos como o processo de seleção é árduo porque muitas pessoas mandam seus currículos para funções que elas não tem atribuições, sobre-carregando os servidores e as vezes, obrigado até mesmo trocar de e-mail.    

Nós temos um sistema no qual é possivel escolher seus profissionais através de filtros, e mandar um único comando personalizado para as pessoas que passaram e não passaram no processo de seleção, isso com opção ou não de revelar seus contatos. Mas se desejar pesquisar seu candidato ideal em nosso banco de dados, também é possível, temos um grande Banco de Dados qual os melhores profissionais do Brasil com a sua área desejada de atuação. Acessem o nosso PORTAL DE VAGAS E EMPRESAS AQUI e experimente nossos recursos. Garantimos que vocês não irão se arrepender.

The following two tabs change content below.
Renato Oliveira

Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships