O túnel de Fehmarnbelt Fixed Link contará com duas rodovias de pista dupla e mais duas ferrovias eletrificadas., e ainda se conectará com a Alemanha e a Dinamarca. Ele será o mais longo túnel rodoviário e ferroviário combinado em qualquer lugar do mundo, quando tiver sua conclusão no ano de 2029.
Esse projeto irá custar cerca de R$ 55 bilhões e vai atravessar um dos trechos do Mar Báltico, conhecido ainda como Fehmarn Belt, e irá se conectar com Rodbyhavn, na ilha da Dinamarca, e Lolland e Puttgarden no norte da Alemanha.
Toda a viagem irá levar sete minutos de trem e cerca de dez minutos de carro, fazendo com que se evite um desvio de 160 quilômetros pelo continente da Dinamarca. O tempo de viagem de trem de Hamburgo, na Alemanha, para Copenhague, na Dinamarca, terá uma redução de cinco horas, para apenas três.
Túnel submerso mais longo do mundo vai ligar Dinamarca e Alemanha
A Dinamarca também está planejando construir algumas linhas ferroviárias elétricas que sejam de alta velocidade para o túnel. Os serviços de trem ainda irão continuar para as fronteiras de Suécia, Noruega e Finlândia.
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A Fermern A/S informou que o túnel “aumentará a capacidade e aliviará o congestionamento nas redes ferroviárias e rodovias da Dinamarca”. Ela também afirmou que melhorará toda a economia “significativamente” em tempo, emissões de CO2, energia e combustível.