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Exportação de milho pelo Porto de Paranaguá registra impressionante aumento de 300% em janeiro

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 16/02/2023 às 15:36
Atualizado em 18/03/2023 às 12:11
Porto de Paranaguá
Porto de Paranaguá (Foto/divulgação)

No porto de Paranaguá e Antonina (PR), as exportações de milho tiveram um aumento de 388% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 629,9 mil toneladas. Já o embarque de soja diminuiu 47%, gerando 346,8 mil toneladas. 

Ainda assim, o porto foi responsável por movimentar a maior quantidade de oleaginosa entre os demais portos brasileiros. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, afirmou que houve uma grande demanda no segmento dos granéis vegetais de exportação desde o final de 2022. 

Isso se refletiu na movimentação no mês passado, quando foram registrados 29,6 mil caminhões carregados com soja, milho e farelo de soja nos terminais paraenses. Esse número representou um recorde desde 2016 e quase 15% a mais que os 25,8 mil transportadores recebidos em 2022.

Com isso, as exportações de granéis sólidos via porto de Paranaguá cresceram 12,8%, chegando a 1,2 milhão de toneladas. O fluxo de mercadorias pelo Corredor Leste vem sendo intenso desde então e se mostrou como uma grande vantagem para a região Sul do Brasil.

Exportação de milho deve crescer 40% em Paranaguá 

Via AgroMais

O novo Moegão do Porto de Paranaguá possibilitará que o Paraná dê um salto logístico sustentável

O Porto de Paranaguá, localizado no litoral do Paraná, recebeu um investimento de 592 milhões para a construção da Moega Ferroviária, mais conhecida como Moegão. Esta estrutura permitirá o descarregamento simultâneo de 180 vagões por dia, expandindo a capacidade de descarga em 63%, passando de 550 para 900 vagões diariamente.

Um consórcio formado por quatro empresas gerencia o projeto básico e a obra, que tem por objetivo atender à demanda crescente causada pela Nova Ferroeste. Esta nova ferrovia expandirá a infraestrutura ferroviária no interior do Paraná, conectando Mato Grosso do Sul e Santa Catarina

Além da moega exclusiva, os terminais da Região Leste do Porto também serão reestruturados, melhorando a capacidade de recepção de cargas via rodoviária e ferroviária. Esta obra inclui galerias de transporte para levar os produtos descarregados na moega até os terminais logísticos da área portuária. 

O projeto também prevê o aumento do calado, para que navios maiores possam chegar ao porto. Com 58,4 milhões de toneladas movimentadas pelos portos paranaenses em 2022, houve um recorde histórico na movimentação portuária anual. 20,95% destas cargas foram transportadas por ferrovias, sendo 80,4% destas cargas compostas por açúcar, 35,39% por milho, 20,86% por soja e 11,76% por derivados de petróleo. 

Para 2023, é esperado um aumento de 40% nas exportações de granéis sólidos vegetais durante o primeiro trimestre do ano. Cerca de 7 milhões de toneladas destes produtos sairão do porto entre janeiro e março. Com o término da obra do Moegão em breve, 24 milhões de toneladas adicionais serão transportadas anualmente pelas ferrovias provenientes dos portos paranaenses e 50% das cargas que circulam pelo porto serão transportadas desta forma. 

Além disso, haverá uma redução nos custos de transporte em 30%, bem como uma redução nas emissões CO2 em 73%. A comunidade local também se beneficiará com a conclusão da obra, pois haverá uma diminuição significativa nos cruzamentos entre as linhas férreas e as ruas próximas à região portuária, reduzindo drasticamente os riscos de acidente e interrupções no trânsito.

FONTE: PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PARANÁ

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Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 3.000 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

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