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EUA está testando tecnologia capaz de produzir combustível para aviação a partir do AR que respiramos 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 03/03/2023 às 14:07
EUA estuda tecnologia que pode produzir combustível para aviação a partir do AR que respiramos 
Foto: EUA/Departamento de Defesa dos EUA

Empresa dos EUA estuda possibilidade de desenvolver combustível para aviação do “vento”, podendo dar fim em uma das indústrias que mais geram poluição ao ar.

A Força Aérea dos EUA está interessada em utilizar uma tecnologia que poderá produzir combustível para aviação a partir do vento. Quando estiver pronta, esta tecnologia poderá ajudar os EUA a descentralizar sua cadeia de suprimentos e reduzir os riscos de possíveis ataques às suas operações logísticas em áreas de conflito.

Exército dos EUA se comprometeu em reduzir suas emissões em 50%

Militares do mundo inteiro são contribuintes para as emissões globais e, apesar dos números não estarem disponíveis ao público, pesquisadores da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, projetam que as emissões das operações do Departamento de Defesa dos EUA superam as da maioria dos países de médio porte. No último ano, os militares dos EUA se comprometeram em mitigar suas emissões em metade até o final da década e tornar todas as bases de carbono neutras até 2050.

O movimento de desenvolvimento de combustível do ar da Força Aérea dos EUA também tem como intuito reduzir sua dependência de combustíveis fósseis. Ser capaz de gerar combustível no local também reduzirá as emissões associadas ao transporte de combustíveis fósseis das refinarias para os portos e para as bases da força aérea, e até mesmo em navios-tanque para reabastecimento no ar.

A Força Aérea dos EUA ofereceu um contrato de US$ 65 milhões à startup com sede no Brooklyn, Nova York, chamada Air Company. A empresa também é muito conhecida por seus outros produtos, como vodka e perfumes feitos de dióxido de carbono.

Para isso, a Companhia Aérea capta o CO2 do ar e utiliza eletricidade de fontes renováveis para transformá-lo em combustível para aviação com base em etanol. A companhia fez isso durante a falta de desinfetante para as mãos durante a pandemia e espera poder replicar o mesmo para a Força Aérea dos EUA em sua base avançada no futuro também.

Indústria de biodiesel também contribui para as emissões de poluentes

Dada a escala de combustível do ar necessária para a aviação, a empresa dos EUA está atualmente utilizando as emissões de resíduos gerados durante a produção de biodiesel para gerar seu combustível para aviação sustentável.

Apesar desta iniciativa parecer sustentável, a indústria de biodiesel também contribui para as emissões de gases, pois depende dos fertilizantes e transporte com base em combustíveis fósseis. Foi verificado que o processo libera óxido nitroso, um gás de efeito estufa 300 vezes mais poluente que o CO2. 

Além disso, não se espera que a mudança de combustíveis fósseis para o projeto ajude a reduzir as emissões de carbono. Em vez disso, criará um ciclo de carbono onde as emissões podem ser transformadas em combustível do ar apenas para serem liberadas novamente quando forem queimadas. 

Tecnologia da Air Company pode contribuir com reciclagem de carbono

Para reduzir suas emissões, os militares devem mudar para meios alternativos de propulsão de suas aeronaves e equipamentos pesados. Embora o hidrogênio ou a propulsão elétrica possam ser a resposta para o futuro, por ora, tecnologias de combustível para aviação como a que está sendo criada pela Air Company podem contribuir para a reciclagem do carbono e a redução das emissões de logística e transporte.

Segundo uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a expansão do setor de aviação tem efeitos na qualidade do ar duas vezes mais em comparação aos efeitos climáticos. O estudo avaliou o impacto dos veículos na qualidade do ar e no clima segundo as emissões, localização e altitude. Resultados indicam que as emissões de CO2 atribuíveis à aviação aumentaram em média 2,6% por ano nos últimos 25 anos.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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