Estrangeiras arrematam a maioria dos blocos ofertados na 5º e última rodada de licitações do petróleo

empresas do petróleo rodada do pré-sal
 

A Shell, Chevron, ExxonMobil, BP Energy, Ecopetrol, CNOOC Petroleum, Petrobras e a QPI arremataram juntas 4 blocos do pré-sal na Bacia de Santos e Campos

Hoje ocorreu no Rio, a última rodada de 2018 dos leilões de blocos do pré-sal pela ANP. Foram oferecidos 4 blocos para produção e exploração, 3 na Bacia de Santos e 1 na Bacia de Campos, o  governo arrecadou 6,8 bilhões de reais no fechamento dos contratos e, a longo prazo (royalts e impostos), até 180 bi. A estimativa é da geração de 400 mil novos empregos nos próximos 10 anos. Vejam quem são as petroleiras que arrecadaram e seus percentuais em cada bloco:

Bloco Saturno

Vencedor: Consórcio Shell (50%) e Chevron (50%)
Excedente de óleo oferecido: 70,20%
Ágio: 300,23%

Bloco Titã

Vencedor: Consórcio ExxonMobil (64%) e QPI (36%)
Excedente de óleo oferecido: 23,49%
Ágio: 146,48%

Bloco Pau Brasil

Vencedor: Consórcio BP Energy (50%), Ecopetrol (20%), CNOOC Petroleum (20%)
Excedente de óleo oferecido: 63,79%
Ágio: 157,01%

Bloco Sudoeste de Tartaruga Verde

Vencedor: Petrobras
Excedente de óleo oferecido: 10,01%
Ágio: 0

A semana já começou com a maior alta no barril dos últimos 4 anos (US$ 81,87 brent) e o esperado é que o preço continue a subir. A Venezuela, por exemplo, tem reduzido sua produção com a crise (de 3 milhões de barris/dia para 1 milhão até o ano que vem) e o Irã anda sofrendo retaliações políticas do governo americano. Tudo isso se conglomera em um cenário competitivo para o pré-sal brasileiro e em boas expectativas para os leilões.

Vejam a transmissão ao vivo da 5º rodada de licitações abaixo

Para especialistas, como o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, José Firmo, nem nossa incerteza política do momento embarreira o olhar estrangeiro no nosso óleo. “O Brasil sempre respeitou as regras de contrato na indústria, independentemente do grupo no governo”, afirma. Entraram na disputa 12 petrolíferas, incluindo a Petrobras, que optou por disputar um dos blocos.

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Paulo Nogueira
Formado em Eletrotécnica e entusiasta do setor de tecnologia, já atuei em empresas do ramo de energia, óleo e gás como técnico de operações, Pressure Downrole Gauge Operator e em plataformas de completação do Brasil e exterior