Estaleiro Rio Maguari vai fabricar Rebocadores em 2019

Estado do Pará
 

Produção das embarcações faz parte do programa de diversificação da carteira do Estaleiro Paraense e vai gerar 80 empregos diretos

O Estaleiro Rio Maguari, em parceria com a companhia canadense Robert Allan vai produzir rebocadores portuários no Pará. Reconhecida pela fabricação de embarcações fluviais, como barcaças e empurradores, o Estaleiro está negociando com alguns operadores, que já demonstraram interesse no produto, a ideia é começar a produção no ano que vem. A líder global em projetos navais, a Robert Allan será responsável apelo apoio Técnico.

Os rebocadores portuários são embarcações que prestam apoio e auxiliam as manobras de atracação de navios nos portos brasileiros e sua demanda tem se mantido num crescimento mais estável se comparado ao mercado de óleo e gás e até mesmo ao de embarcações fluviais, ” os requisitos de potência dos rebocadores estão mudando constantemente em decorrência dos tamanhos dos navios e necessidades dos portos, é um mercado em constante evolução” afirmou o diretor comercial do estaleiro, Fábio Vasconcelos.

As embarcações fluviais seguirão sendo o carro chefe do Estaleiro Rio Maguari, já que nos últimos cinco anos foram entregues mais de 300 unidades, porém a diversificação se fazia necessária comentou também Vasconcelos. Na opinião do diretor, o estaleiro tem preço, qualidade e prazo para competir com o mercado internacional, por isso visa não só o mercado interno, mas também o da América Latina.

Empregos á vista

Segundo Vasconcelos, de acordo com o planejamento, o estaleiro deve contratar 80 novos colaboradores no ano que vem e não precisará de maiores investimentos para a fabricação de rebocadores, visto que já fabricava empurradores fluviais de alta complexidade projetados pela Robert Allan, com grau de sofisticação, automação, propulsão e acabamento muito semelhantes. O investimento mais recente foi em um guindaste sobre rodas para 100 toneladas e uma máquina automática de jateamento e pintura de chapas e perfis de aço para melhorar a qualidade da pintura das embarcações.

O estaleiro

O Estaleiro Rio Maguari atua há 35 anos na construção naval, na região da Amazônia, localizado no distrito de Icoaraci, munícipio de Belém do Pará e espera concluir ao final de 2018, pelo menos 50 barcaças e 3 empurradores de médio e grande porte (1,5 mil e 6 mil HP).
Nos próximos cinco anos a expectativa é que esteja entregando de 6 a 8 rebocadores por ano.

As novas rodadas de leilão do Pré Sal e do Pós sal já foram aprovados pelo Presidente Temer e acontecerão em 2019. 

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships