Além dos inúmeros casos da Covid-19 confirmados em plataformas de petróleo, a indústria de construção naval e estaleiros também está sentindo os efeitos da doença. O Estaleiro Brasfels, situado em Angra dos Reis, registrou seis casos de coronavírus entre seus funcionários, de acordo com boletim interno do empreendimento. Os número também incluem três casos recuperados.
Ainda segundo o Boletim, a equipe de Recursos Humanos está em contato e auxiliando os colaboradores com a confirmação do Covid-19 por teste de diagnóstico rápido e também com os colegas identificados em seu rastreamento de contato.
“O BrasFELS comprou termômetros individuais para distribuir aos seus funcionários, que foram aconselhados a verificar sua temperatura duas vezes ao dia e informar se notarem alguma alteração em seu estado de saúde”, informa o Boletim.
Mesmo em decorrência pandemia, o estaleiro não havia paralisado suas atividades, contrariando as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e as diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil em relação ao afastamento social para evitar a proliferação do vírus.
O número de casos que testaram positivo para a doença no Estaleiro Brasfels está incluído em um total de 53 infectados pelo novo coronavírus em Angra dos Reis até esta última quinta-feira (23), de acordo com a Secretária Municipal de Saúde.
Demissões no Estaleiro Brasfels em meio a pandemia
O estaleiro Brasfels demitiu no final do mês passado um total de 50 trabalhadores de seu quadro de funcionários. O processo demissional faz parte da não renovação do contrato dos colaboradores em virtude, provavelmente, dos atrasos que a pandemia do novo coronavírus pode acarretar nos projetos da indústria de óleo e gás no Brasil e no mundo.
O empreendimento é adequado para reparos offshore e construções de grande porte, como por exemplo, a construção das semisubmersíveis P-51 e P-52. Ele tem capacidade de processar 50 mil ton de aço por ano e de construir navios de até 300 mil TPB.