Energia eólica ultrapassa 14 GW de capacidade instalada e sobe 7 posições no Conselho mundial

Energia eólica
 

Expressiva marca é alcançada com o aumento de geração eólica da ordem de 19% a mais que o mesmo período do ano passado

A Energia eólica brasileira vai de “vento em popa”, este é o sentimento depois de atingir a marca de 14,34 GW de capacidade instalada graças a 568 parques eólicos e mais de 7 mil aerogeradores em 12 estados, para se ter uma ideia essa é a capacidade da maior hidrelétrica do país, a usina de Itaipu. Segundo a Elba Gannoum, presidente Executiva da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), destacou que de 2010 a 2017 foram feitos investimentos da ordem de mais de U$ 30 bilhões no Brasil, que proporcionaram um crescimento na geração de 1GW em 2011 para os 14GW atuais, totalmente conectados à rede de transmissão.

Crescimento no Ranking

Segundo o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC), o Brasil subiu da 15° posição, em 2012, para a 8°, em 2017, no ranking de capacidade instalada e sua importância na matriz energética brasileira só faz crescer. Segundo boletim de setembro do ONS (Operador Nacional do Sistema elétrico), a energia eólica bateu o recorde de 13,98% de atendimento do SIN (Sistema Interligado Nacional).

O crescimento de 19% na geração em relação ao mesmo período do ano passado, até o mês de Agosto, foi divulgado pelo Infomercado Mensal da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), que também divulgou que o mês de Agosto ficou marcado como o mês do recorde histórico de produção com 7.017 MW. Esse crescimento fez com que o nordeste, sempre importador de energia, passasse a ser exportador.

Projetos futuros

Se levarmos em conta os leilões já realizados e negociações no mercado livre, a expectativa da Abeeólica é de sejam instalados mais 4,46 GW em 186 novos parques eólicos, aumentando a capacidade para 18,80 GW, mas novos leilões são esperados no ano que vem, com a entrada do novo governo,  assim a tendência é que esse número aumente.

O futuro da energia eólica é promissor, já que a sociedade anseia por uma fonte limpa e sustentável e as empresas buscam por soluções tecnicamente e economicamente viáveis, fatores mais que suficientes para continuar acreditando em seu crescimento.

Gostaria de Ganhar um Curso de CBSP+HUET, 100% Grátis?

Em dezembro de 2018, sortearemos dois cursos combos de CBSP( Curso Básico de Segurança em Plataforma) e HEUT( Escape de Aeronave Submersa). Acontece que estes cursos são caros e muitas que desejam fazer pela primeira vez ou fazer uma reciclagem, estão com dificuldades devido a atual situação de empregabilidade. O Click Petróleo e Gás em reconhecimento a você leitor, com o patrocínio da Shelter Cursos e Treinamentos,  sortearemos estas certificações. Como participar...? É muito simples! Compartilhem ao máximo nos postagens nas redes sociais como ( Facebook, Linkedin, Whatsapp e etc)  e em seus grupos de amigos! Se tudo der certo, todos os meses a partir de dezembro sortearemos estes e outros cursos. As formas, regras e parâmetros para o sorteiro serão divulgados neste final de semana em nossas redes sociais. Aproveitem e visitem o site da  Shelter Cursos e Treinamentos clicando aqui, há muitos treinamentos na área de petróleo e gás disponíveis.
The following two tabs change content below.
Renato Oliveira

Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships