Energia eólica ultrapassa 14 GW de capacidade instalada e sobe 7 posições no Conselho mundial

Energia eólica
 

Expressiva marca é alcançada com o aumento de geração eólica da ordem de 19% a mais que o mesmo período do ano passado

A Energia eólica brasileira vai de “vento em popa”, este é o sentimento depois de atingir a marca de 14,34 GW de capacidade instalada graças a 568 parques eólicos e mais de 7 mil aerogeradores em 12 estados, para se ter uma ideia essa é a capacidade da maior hidrelétrica do país, a usina de Itaipu. Segundo a Elba Gannoum, presidente Executiva da Abeeólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), destacou que de 2010 a 2017 foram feitos investimentos da ordem de mais de U$ 30 bilhões no Brasil, que proporcionaram um crescimento na geração de 1GW em 2011 para os 14GW atuais, totalmente conectados à rede de transmissão.

Crescimento no Ranking

Segundo o Conselho Mundial de Energia Eólica (GWEC), o Brasil subiu da 15° posição, em 2012, para a 8°, em 2017, no ranking de capacidade instalada e sua importância na matriz energética brasileira só faz crescer. Segundo boletim de setembro do ONS (Operador Nacional do Sistema elétrico), a energia eólica bateu o recorde de 13,98% de atendimento do SIN (Sistema Interligado Nacional).

O crescimento de 19% na geração em relação ao mesmo período do ano passado, até o mês de Agosto, foi divulgado pelo Infomercado Mensal da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), que também divulgou que o mês de Agosto ficou marcado como o mês do recorde histórico de produção com 7.017 MW. Esse crescimento fez com que o nordeste, sempre importador de energia, passasse a ser exportador.

Projetos futuros

Se levarmos em conta os leilões já realizados e negociações no mercado livre, a expectativa da Abeeólica é de sejam instalados mais 4,46 GW em 186 novos parques eólicos, aumentando a capacidade para 18,80 GW, mas novos leilões são esperados no ano que vem, com a entrada do novo governo,  assim a tendência é que esse número aumente.

O futuro da energia eólica é promissor, já que a sociedade anseia por uma fonte limpa e sustentável e as empresas buscam por soluções tecnicamente e economicamente viáveis, fatores mais que suficientes para continuar acreditando em seu crescimento.

Candidatos: Cadastrem seus currículos conosco | Empresas: Temos Soluções Incríveis que Ajudarão em Seus Recrutamentos

Você é recrutador ou esta a frente do Recursos Humanos de uma empresas sabe como é difícil recrutar o profissional ideal para sua empresa.  Sabemos como o processo de seleção é árduo porque muitas pessoas mandam seus currículos para funções que elas não tem atribuições, sobre-carregando os servidores e as vezes, obrigado até mesmo trocar de e-mail.    

Nós temos um sistema no qual é possivel escolher seus profissionais através de filtros, e mandar um único comando personalizado para as pessoas que passaram e não passaram no processo de seleção, isso com opção ou não de revelar seus contatos. Mas se desejar pesquisar seu candidato ideal em nosso banco de dados, também é possível, temos um grande Banco de Dados qual os melhores profissionais do Brasil com a sua área desejada de atuação. Acessem o nosso PORTAL DE VAGAS E EMPRESAS AQUI e experimente nossos recursos. Garantimos que vocês não irão se arrepender.

The following two tabs change content below.
Renato Oliveira

Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships