Empresa inglesa compra brasileira de Macaé e agita mercado subsea

Subsea de Macaé

Negócio envolvendo quase 10 milhões de dólares entre empresa inglesa e brasileira movimenta o mercado subsea conforme previsto

As previsões do Click Petróleo e Gás estão se concretizando, em junho havíamos informado que o Brasil iria atrair 50% dos investimentos de subsea no mundo.
Pois bem, os negócios estão sendo feitos e desta vez foi a vez da James Fisher and Sons, empresa britânica, adquirir uma participação de 60% na Continental Participação E Administração, uma empresa brasileira de serviços subsea.

O negócio envolveu quase 10 Milhões de dólares e a James Fischer vai pagar pela participação, 7,5 milhões de libras (US $ 9,1 milhões), sendo 4,9 milhões de libras a pagar após a conclusão e 2,6 milhões de libras a pagar em janeiro de 2022.

A James Fisher é uma fornecedora líder de serviços especializados para as indústrias marítima, de petróleo e gás e outras indústrias de alta segurança em todo o mundo.
Já a Continental é uma empresa fornecedora de serviços, fundada em 1975, com sede em Macaé e que presta serviços subsea de mergulho para o setor offshore no Brasil, oferecendo serviços de inspeção, reparo e manutenção.

Nick Henry, CEO da James Fisher, comentou: “A aquisição da Continental no Brasil aumenta nossa presença neste importante e crescente mercado de serviços submarinos. A combinação da reputação da Continental em relação à segurança e à prestação confiável de serviços e aos recursos de IRM mais abrangentes da James Fisher oferecem grandes oportunidades em um dos principais mercados de crescimento geográfico do Grupo.”

O mercado brasileiro

O universo subsea tem evoluído muito nos últimos anos, cada vez mais são exigidas novas tecnologias e o petróleo deixou de ser um recurso escasso e existe em abundância.

O custo de retirá-lo, na comparação com as demais fontes de energia, é hoje o principal desafio e vai mover a indústria para acelerar a redução do custo de produção, o aumento da segurança e uma eficiência do sistema acontecerá também no subsea.

Leia também ! 2,4 mil empregos serão gerados em Parada da Reduc que começa hoje, 12 de agosto !

Sobre Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)