MENU
Menu
Início Governo Revoga MP que permitia suspender salário por ate 04 meses

Governo Revoga MP que permitia suspender salário por ate 04 meses

23 de março de 2020 às 11:06
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Mp de bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma MP (medida provisória) que autoriza suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses.

Anteriormente o presidente da República Jair Bolsonaro divulgou uma MP que permitia a suspensão de contrato de trabalho por 4 meses

Após polêmica da MP divulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, o mesmo se retratou na manhã de hoje sobre o seu comunicado informando melhor alguns detalhes via o seu twitter pessoal. O texto anterior prevê que empregador mantenha benefícios como plano de saúde; férias individuais podem ser antecipadas e pagamento do 1/3 postergado.

Leia também:

Polêmica de aceitação da MP de Bolsonaro

Na noite anterior, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória permitindo a suspensão de contratos de trabalho por um período de até 04 meses diante de todos os ocorridos envolvendo o Coronavírus e a calamidade do estado brasileiro. Segundo a MP, a suspensão dos contratos não dependerá de acordo ou convenção coletiva. Segundo o texto, os acordos individuais entre patrões e empregados estarão acima das leis trabalhistas, desde que a Constituição Federal não seja descumprida. No período de validade da MP, o empregador não pagará salário e o empregado deixa de trabalhar.

Explicação do presidente Jair Bolsonaro em seu twitter sobre a MP

“Esclarecemos que a referida MP, ao contrário do que espalham, resguarda ajuda possível para os empregados. Ao invés de serem demitidos, o governo entra com ajuda nos próximos 4 meses, até a volta normal das atividades do estabelecimento, sem que exista a demissão do empregado.” Afirma o presidente Jair Bolsonaro em seu twitter.

No primeiro momento em que a divulgação do texto da MP de Bolsonaro veio a tona, a empresa poderá conceder uma ajuda compensatória mensal, “sem natureza salarial”, “com valor definido livremente entre empregado e empregador, via negociação individual”. A suspensão do contrato precisa ser registrada em carteira.

NOTA DE ATUALIZAÇÃO DA MATÉRIA

Bolsonaro revoga trecho de MP que previa suspensão de contratos de trabalho por 4 meses.

“Determinei a revogação do art.18 da MP 927, que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até 4 meses sem salário”, escreveu Bolsonaro em uma rede social.

 

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR