Economia sustentável pode gerar milhões de vagas, os chamados ’empregos verdes’

Roberta Souza
por
-
16-12-2020 14:25:36
em Economia, Negócios e Política
Economia, empregos verdes

Para ter uma economia descarbonizada e sustentável, preservar o meio ambiente dá dinheiro e cria muitas vagas de empregos verdes

A necessidade de enfrentar as mudanças climáticas, a sobre-exploração de recursos naturais e a poluição dos ecossistemas torna urgente a transição para uma economia verde. Por isso, os empregos verdes são necessários para frear todas as mudanças climáticas, e para proteger e promover o meio ambiente ou os que levam sempre em consideração o seu impacto sobre a saúde do planeta e tentam minimizá-lo.

ANÚNCIO

Veja ainda outras notícias do dia:

O que são empregos verdes?

Empregos verdes possuem relação com empregos formais, em atividades econômicas que contribuem para a redução de emissões de carbono que melhoram/conservam a qualidade ambiental, visando a redução dos impactos ambientais e a proteção da biodiversidade, de modo a evitar formas de desperdício e poluição em direção à sustentabilidade.

Quais são os tipos de empregos verdes?

Podem ser no setor de transporte, construção civil, varejo, agricultura, preservação direta, manufatura, setor energético e na reciclagem.

Quantos empregos podem ser criados com a nova Economia Sustentável?

A ONU – Organizações das Nações Unidas, prevê a criação de 18 milhões de emprego. O Brasil teria cerca de 7,1 milhões. Os países da América Latina e no Caribe, iriam ter cerca de 15 milhões.

Por que os empregos verdes são importantes?

A ONU estimou que 1,2 bilhão de empregos no mundo dependem de recursos diretos da natureza (como pesca, mineração, etc.). A organização ainda prevê que 72 milhões de empregos serão perdidos no mundo devido às mudanças climáticas em todo o mundo. Por isso essas oportunidades também são uma saída para evitar as mudanças causadas pela crise climática.

Qual origem do termo “emprego verde”?

O termo foi elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). As duas agências integram à ONU (Organização das Nações Unidas). Foi criado em 2009 com o estudo “Empregos Verdes: trabalho decente em mundo sustentável e com baixas emissões de carbono”.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos