Adeus escassez de mão de obra qualificada no mercado de TI? IBM abre MILHARES DE VAGAS em cursos gratuitos de Programação, Inteligência Artificial, Blockchain, entre outros. Siga os passos abaixo e descubra como participar dos cursos na IBM.
A escassez de profissionais no mercado de TI não é novidade, e com a chegada da pandemia, esse déficit se intensificou ainda mais. Em resposta a essa demanda crescente, a IBM, gigante multinacional da tecnologia, anunciou a abertura de MILHARES de vagas em cursos gratuitos de Programação, Inteligência Artificial, Blockchain e muito mais. Essa iniciativa visa capacitar novos talentos e ajudar a preencher a lacuna de profissionais qualificados no setor.
Se você busca uma oportunidade para se especializar em áreas tecnológicas de ponta e alavancar sua carreira, essa é a chance ideal para aproveitar os cursos oferecidos pela IBM e entrar no mercado de TI com um diferencial competitivo.
Cursos na IBM ajudam a acabar com a escassez de profissionais no mercado de TI
Nos cursos gratuitos de Programação, Inteligência Artificial e Blockchain da IBM você encontrará uma variedade de opções educacionais projetadas para alavancar sua carreira e aprimorar suas habilidades. Entre os cursos na IBM:
- Aprenda Libras de graça e no conforto da sua casa! IF libera vagas em curso referendado pelo MEC feito para quem quer aprender Libras
- ITA lança 10 cursos online e gratuitos para todos os níveis de formação na área de tecnologia e softwares e com certificação garantida!
- Curso imperdível, gratuito e online da Embrapa começa em breve! garanta seu lugar!
- Fundação Getúlio Vargas oferece mais de 200 cursos gratuitos online em 2025 e com certificado incluso!
- Qualidade e agilidade na apresentação do trabalho;
- Resolvendo problemas com pensamento crítico e criativo;
- Resolução de Problemas Técnicos;
- Processamento de linguagem natural e visão por computador;
- Noções básicas da Internet;
- Introdução ao Agile;
- Habilidades interpessoais;
- Fundamentos do programa Agile;
- Fundamentos de operações Agile;
- Fundamentos da Sustentabilidade e Tecnologia;
- Fundamentos da candidatura a emprego;
- Foque em pesquisas sobre o local de trabalho;
- Seu futuro na IA: o panorama de trabalho;
- Introdução à Inteligência Artificial;
- Ética da IA;
- Dominando a arte de criar prompts: instruções eficazes para modelos de linguagem de IA;
- Desenvolvimento Web em Python;
- Desenvolva sua marca usando rede social;
- Agilidade: Gestão Efetiva de Demandas;
- Teste com Python;
- Fundamentos de Design de Experiência do Usuário (Credencial em Inglês);
- Fundamentos do Desenvolvimento Web (Credencial em Inglês);
- Suporte de Clientes Digitais;
- Programação Orientada a Objetos em Python;
- Programação em Python – Algoritmos;
- O que é Computação em Nuvem?;
- O que é ciência de dados?.
Como participar dos cursos gratuitos na IBM?
Esses e muitos outros cursos na IBM para evitar a escassez de profissionais no mercado de TI devem ser realizados através da plataforma Eu Capacito.
Na página, selecione um dos cursos gratuitos de Programação, Inteligência Artificial, Blockchain, entre outros e leia com atenção dados como duração, objetivo, entre outras informações. Para começar será necessário realizar um cadastro no site da IBM utilizando conta do Google, LinkedIn ou E-mail.
Estes cursos na IBM são uma ótima oportunidade para entrar no mercado de trabalho, visto que um recente estudo realizado pelo Google em parceria com a Associação Brasileira de Startups, mostra os principais desafios do mercado de Tecnologia da Informação (TI) no Brasil e um deles é a enorme escassez de profissionais no mercado de TI.
A estimativa é que o país tenha um déficit de 530 mil profissionais da área até 2025. O relatório aponta ainda que, por ano, 53 mil profissionais irão se formar entre 2021 e 2025.
Conheça a IBM
A IBM é uma empresa de tecnologia da informação fundada em 1896. Inicialmente fabricava cartões perfurados e também produziu rifles durante a Segunda Guerra Mundial. Sua sigla significa International Business Machines.
Na década de 1960 desenvolveu o primeiro mainframe, chamado de IBM System/360, na época com 8 MB de memória e 256 kb de armazenamento. Em meados da década de 80 produziu o primeiro computador pessoal sob a sigla PC, custando mais de US$ 1.500.
Posteriormente foi responsável pela fabricação do Cell (processador do Playstation 3) e do supercomputador Roadrunner.
Atualmente a empresa foca no mercado corporativo. A empresa desenvolve, fabrica e vende hardware e software, incluindo sistemas de inteligência artificial, deep learning e supercomputadores. Entre suas invenções estão os códigos de barras e o supercomputador Watson.
A, escassez por profissionais na área ?
Não sei se procede.
Pois meu sobrinho já está fazendo pós graduação e está difícil entrar na área.
Exigem muito tempo de experiência, ele já fez estágio, mas não está tendo oportunidades de trabalho, ninguém chama nem para entrevista, e não é só ele viu, a turma que estudou com ele também está fora do mercado de trabalho.
Sei não viuuuuu.
Com toda certeza é uma matéria paga, pq quem é da área sabe a dificuldade e concorrência para encontrar um emprego nos estágios iniciais da carreira. Passei 1 ano desempregado, com mais de ano de experiência e nível superior. O que querem é inflar o mercado com desenvolvedores no estágio inicial de carreira para baixar os salários por conta da alta quantidade de profissionais e baixar em seguida os salários dos mais experientes.
Eu bem já imaginava. Não sabia que estava tão ruim e que a tramóia era de tamanho mal caratismo, mas simplesmente pelos títulos dos cursos já fica óbvio que não faz o menor sentido. Querem capacitar profissionais de TI ou de RH? 🤣🤣🤣 Só um ou dois poderia ser realmente aplicado, mas daí vai ver o conteúdo e é só coisa básica abordada de maneira superficial.
Acho que a maioria dos profissionais hoje devem trabalhar é como freelancer mesmo, e mesmo assim com muita dificuldade pra achar trabalhos vagos, daí quase que fica apenas como uma renda extra.
Verdade, estou na mesma situação, me formei ano passado, fiz estágio e estou a mais de um ano desempregada.
Meu filho está igualzinho! 2 anos formados, fazendo mil cursos na área, se aprimorando cada dia mais, tem um enorme potencial e NINGUÉM estende uma mão pra dar o primeiro emprego. Enviamos currículos pra mais de mil empresas brasileiras e de exterior, ele tem um currículo de cursos que daria inveja pra qq ser humano de anos na área! Mas só olham a experiência de nada vale estes cursos!!!!!! Só querem saber se ele já trabalhou em algo, ninguém dá uma vaga pra ver o potencial dele! Tenho nojo desse área, tomei ranço!
Manda teu filho vazar desse lugar, fazer um intercâmbio na Irlanda de inglês, que ele vai ficar por aqui mesmo trabalhando na área desejada.
Pense nisso!! E boa sorte 🍀
nem todo.mundo.tem condicoes de pagar pelo menos aq
ui rm salvador
Eu tenho 30 anos de experiência é confirmo que para os jovens nada será fácil, mas nada impossível. Desejo boa sorte.
Olá. Meu filho trabalha na área, mas endosso todos os comentários abaixo. É difícil a área mesmo. Eu que enviava o currículo dele. Cheguei a enviar mais de dois mil currículos. Só consegui depois de pagar a catho. Assim mesmo foi difícil.