Descoberta de petróleo no Recôncavo

geopark brasil

Geopark encontra fluidos de petróleo em poço onshore na Bacia do Recôncavo

A Geopark, empresa que explora e opera petróleo e gás na América Latina, está presente no Brasil, Peru, Argentina, Chile, Equador e na Colômbia. No Chile, a empresa é considerada a principal operadora privada de petróleo e gás. Já na Colômbia, a empresa está posicionada como terceiro maior operador de petróleo do país. Veja também: Capixaba que trabalha no petróleo offshore do Golfo do México, relata que brasileiros são bem aceitos por empresas de perfuração.

Presente no Brasil sobretudo nas Bacias de Potiguar e Recôncavo, a empresa encontrou fluidos de petróleo na última sexta-feira (29) no poço onshore 1-GPK-4D-BA, no Bloco REC-T-128, na bacia do Recôncavo. O poço é operado pela Geopark (70%) em parceria com a Geopar/Geosol (30%).

Veja também:

Em abril deste ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou o plano de avaliação da descoberta (PAD) do poço, que previa a completação e o teste de formação em poço revestido (TFR), com vencimento para o dia 25 de maio de 2021.

O bloco onde o poço se encontra, está em seu segundo período exploratório, com validade para 23 de dezembro de 2020. O primeiro período venceu em 2018. No mesmo bloco, a empresa também possui o poço Praia dos Castelhanos, que recentemente passou por testes de longa duração (TLD).

Além do REC-T-128, a Geopark opera com 100% o POT-T-619, POT-T-785 e POT-T-834 e com 70% o POT-T-747, todos na Bacia de Potiguar. Na Bacia do Recôncavo, a empresa opera com 100% o REC-T-94, REC-T-58, REC-T-67 e REC-T-77. Na mesma bacia, a empresa opera com 70% o REC-T-128.

Além desses, a empresa está presente nas Bacias de Camamu/Almada (Manati), com 10% (operado pela Petrobras), Bacia de Sergipe-Alagoas (SEAL-T-268) e na Bacia de Parnaíba (PN-T-597).

Roberta Santiago

About Roberta Santiago

Engenheira de Petróleo, Pós-Graduanda em Engenharia de Comissionamento de Unidades Industriais e com vivência no exterior, possuo experiência com criação de conteúdo voltado ao setor de óleo e gás e de infraestrutura.