Crescimento de 50% da capacidade global de energia renovável nos próximos 5 anos

Piauí terá licitação

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), a geração distribuída de fonte solar fotovoltaica dobrará em 5 anos

A capacidade da geração distribuída, a partir de fonte solar fotovoltaica deverá dobrar até o ano de 2024, o que representa quase metade de toda a capacidade de fornecimento da fonte  de energia em todo o planeta. Veja também: PetroRio compra da Petrobras participação restante no campo de Frade por US $ 100 milhões.

Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), Renewables 2019 publicado no dia 21 de novembro, fora publicado as previsões e perspectivas globais  para fontes renováveis de energia para os próximos cinco anos.

Veja também:

De acordo com a publicação, a capacidade global deverá crescer 50% no tempo estimado, aumento de 1.200 gigawatts, que será impulsionado pela redução de custos e contará com o apoio de políticas governamentais.

Atualmente, a cadeia de produção envolvida na geração de energia renovável empregam mais de 10 milhões de pessoas no mundo e a previsão, sendo a AIE, é que a geração dê um salto dos atuais 26% para 30% na participação global, em 2024.

O ritmo de avanço das fontes renováveis ainda é muito inferior ao necessário, para que cumpram as metas globais de energia sustentável. Porém, com o horizonte, as aplicações comerciais e industriais devem puxar o crescimento da participação na matriz.

Reformas na regulação e tarifa precisam ser incrementadas para garantir o crescimento sustentável da fonte e não atrapalhe os mercados atuais de eletrecidade.

Já os custos, a previsão é de caiam de 15% a 35% em cinco anos, tornando a tecnologia mais atraente em todo o mundo. Os preços já estão abaixo dos valores de eletrecidade no varejo na maioria dos países.

Porém, de acordo com a AIE, são três as principais incertezas que precisam ser resolvidas e superadas: regulatória e políticia, altos riscos aos investimentos e a falta de integração entre as fontes solar e eólica.

Roberta Santiago

About Roberta Santiago

Engenheira de Petróleo, Pós-Graduanda em Engenharia de Comissionamento de Unidades Industriais e com vivência no exterior, possuo experiência com criação de conteúdo voltado ao setor de óleo e gás e de infraestrutura.