Construção civil teme que medidas tirem capacidade de investimento no setor

Kelly
por
-
22-06-2020 09:54:22
em Indústria e Construção Civil
Construção civil teme que medidas tirem capacidade de investimento no setor Construção civil teme que medidas tirem capacidade de investimento no setor

Construção civil se preocupa com rumos dos negócios e projetos que tramitam no Congresso possam prejudicar investimentos no setor

A construção civil e o mercado imobiliário apostam que terão imensa importância no processo de retomada da economia em um cenário pós covid-19. No entanto, esses setores temem que os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional (por exemplo, de proteção aos inadimplentes), impossibilitem a capacidade de investimento no setor.

Veja também outras notícias

“Não concordamos com os projetos que estão no Congresso, porque não fazem essas contas. Não levam em consideração a perda de capacidade de investimento”, informa José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Um vez que a maior parte do crédito imobiliário do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) é financiado pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a permissão de saques extras está “sangrando o fundo”, destaca o presidente da CBIC.

“Não vai ter dinheiro para tocar as obras. Não é assim, tem que fazer conta”, alerta Martins, lembrando ainda que muitos beneficiários do MCMV são funcionários públicos.

O presidente Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi), Eduardo Aroeira, ressalta que as liberações de recursos estão estáveis há anos.

“O orçamento anual não muda, ou seja, a população cresce, o deficit habitacional aumenta, e não se consegue elevar a habitação de interesse social”, informa. Em alguns estados, como Goiás, o orçamento do FGTS do MCMV já foi consumido e eles não conseguem mais financiar projetos.

De acordo com Aroeira, a falta de recursos desaquece o segmento. “Com pouco dinheiro, há menos geração de riqueza e de emprego. A crise é capaz de sensibilizar o governo da importância do setor da construção civil para a retomada da economia”, conclui.

Tags:
Kelly
Engenheira de Petróleo especialista em Eficiência Energética e pós-graduada em Engenharia Civil; Possui experiência em atividades na indústria petrolífera onshore. Entre em contato para sugestões de pauta, postar vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.