Conheça os 10 melhores sites para fazer cursos online gratuitos e EAD (à distância) com certificados gratuitos

Valdemar Medeiros
por
-
25-04-2021 17:45:00
em Cursos
Cursos online gratuitos - EAD - certificados Cursos online gratuitos – Fonte: FGV

Tendo em vista o crescimento da modalidade EAD, com um pequeno impulso da pandemia, vários sites estão investindo em cursos gratuitos online e com certificados gratuitos, dando várias oportunidades para os estudantes

Com grande crescimento antes e ainda mais com a chegada da pandemia, os cursos online gratuitos e EAD com certificados têm ganhado espaço entre os profissionais, o que não é novidade, tendo em vista que a modalidade de cursos gratuitos online tem uma grande lista de vantagens.

Leia também

As vantagens dos cursos online gratuitos da modalidade EAD

Primeiramente, no ensino EAD, o aluno pode alterar e escolher os melhores horários e dias para assistir aula, enquanto os cursos de forma presencial exigem o cumprimento de pelo menos 75% da carga horária, que acontecem em horário já estabelecidos pelas instituições.

O estudante de aulas EAD, com certeza, irão gastar menos, economizando no transporte e na alimentação, já que não será necessário comparecer a instituição para assistir às aulas. Além disso, as mensalidades de um curso EAD geralmente são mais baixas em relação aos cursos não remotos. O certificado em um curso EAD, atualmente, está possuindo o mesmo valor de um curso presencial, segundo o MEC.

Onde devo fazer cursos online gratuitos?

Atualmente, no Brasil, existem diversos sites que disponibilizam desses sistemas de ensino à distância. Iremos citar agora 10 sites que propõem cursos gratuitos online, em que o certificado é completamente gratuito, porém, bastante requisitado no mercado de trabalho.

Fundação Bradesco

Nesta plataforma você irá encontrar mais de 100 opções de cursos gratuitos online, entre eles estão: Fotografia, Inglês, aulas de Excel, Linguagem de Programação e muitos outros cursos EAD.

Sebrae

Aqui você irá encontrar cursos gratuitos online voltados para empreendedores, comerciantes e pessoas que pensam em construir o futuro com seu próprio negócio.

Sest Sentat

Se você opera, ou gostaria de operar, na área de transportes, a sua melhor escolha seria os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e do Serviço Social do Transporte.

Uaitec

Aqui você irá encontrar cursos gratuitos online como Costura, Cabeleireiro, Auxiliar de Escritório e várias outras alternativas. Na Universidade Aberta Integrada Tecnológica, você poderá estudar de qualquer lugar.

Veduca

Com os cursos EAD da Veduca, nunca foi tão fácil aprender Física Básica. Também, há cursos também como Ecologia Industrial, Gestão da Inovação e Gestão de Projetos.

Microsoft Learn

Para aqueles que amam a tecnologia, aprender com a empresa que desenvolveu o Windows, com certeza, seria muito gratificante.

Senai

Com diversas opções, entre elas: Programação e Mecânica Automotiva, o Senai não fica para trás com seu enorme portfólio com cursos e certificados gratuitos.

IFSP

Para aqueles interessados em cursos gratuitos online, como técnico e um certificado bastante procurado por todas as empresas, nesta lista não poderia faltar o Instituto Federal de São Paulo.

Rock University

Se você busca cursos que envolvem criação de conteúdo na Web, a Rock oferece alguns módulos para qualificar pessoas que querem ingressar nessas áreas.

Centro Paula Souza

Entre as opções oferecidas nesta plataforma, que é vinculada ao governo, estão os cursos de Vendas, AutoCad, Inglês e Espanhol.

Coursera

Coursera oferece conteúdo para formação em diversas áreas do campo de tecnologia em parceria com mais de 190 empresas e universidades, como Google, IBM, Stanford e UPenn.

Por que investir em EAD

Como mostrado anteriormente, a modalidade EAD tem menos custos tanto para instituição, quanto para os alunos. E não é só isso, o menor custo nas operações da forma remota da mais espaço tanto para alunos e professores inovarem, tendo em vista que a forma de ensino permite a instituição investir em cursos práticos, como um projeto-piloto.

Além dessas, existem outras grandes vantagens do EAD como, por exemplo, a liberdade total para que o aluno possa fazer a montagem de sua própria rotina de estudo e a praticidade para assistir às aulas que o aluno terá, sendo assim, investir na educação à distância, com certeza, irá proporcionar um grande avanço na educação.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.