Concreto translúcido impresso em 3D é 80% mais barato que o concreto tradicional e promete revolucionar a construção civil no mundo

Flavia Marinho
por
-
25-10-2021 11:25:49
em Indústria e Construção Civil
concreto - 3D - preço - construção civil - HTRANS

Pesquisadores criam concreto translúcido com impressão 3D com custo 80 % mais barato que o concreto tradicional. Tecnologia veio para revolucionar o mundo da construção civil.

Eles prometem revolucionar o setor da construção civil com a HTRANS, um concreto translúcido, pioneiro mundialmente, que permite incorporar desenhos impressos em 3D dentro e criar fachadas ou pavimentos sob demanda. Seus designers são José Ramón Albiol Ibáñez e Miguel Sánchez López, 2 pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência (UPV).

Leia também

“Qualquer projeto que possamos imaginar pode ser impresso em 3D e incorporado ao processo de construção da fachada. Com o HTRANS podemos criar estruturas incluindo imagens inovadoras, em muitas formas diferentes:desde o logotipo da nossa empresa até a reprodução de uma obra de arte, o rosto de uma pessoa ou o horizonte de uma cidade. Também podemos incluir dispositivos luminosos, como o LEDS, para iluminar a estrutura”, diz José Ramón Albiol, professor da Escola de Engenharia predial da Universitat Politècnica de València.

Confira abaixo o vídeo do mais novo concreto que promete revolucionar o mundo da construção civil

HTRANS tem iluminação permanente

Este concreto inovador pode incorporar iluminação permanente ou intermitente em qualquer área, usando baterias que são carregadas através de um alimentador externo, bem como dispositivos de carregamento sem fio.

“As peças impressas em 3D com o design que queremos mostrar também incorporam uma subestrutura interna que garante a rigidez estrutural da peça”, acrescenta José Ramón Albiol. Esta configuração e os materiais utilizados facilitam que a qualidade e definição das imagens da fachada seja ótima, melhorando a aparência tridimensional do produto final.

Concreto translúcido impresso em 3D é 80% mais barato que o concreto tradicional

No processo de produção, os pesquisadores da UPV destacam sua simplicidade: por um lado, eles têm as peças impressas em 3D com os desenhos que querem incorporar no produto, seja uma fachada ou um pavimento.

Essas peças estão incluídas no formwork, o concreto é derramado e, uma vez dentro delas, os dois lados são polidos e têm o produto final com a imagem ou design escolhido. “Tudo isso em tempo recorde e a um custo muito menor do que hoje”, concluem os pesquisadores da UPV.

Tudo isso, a um custo muito menor do que o concreto translúcido convencional. O concreto translúcido não é uma coisa nova, mas tem que ser artesanal, o que tem um impacto direto no seu alto custo final.

“É aqui que está uma das principais vantagens do HTRANS. O que faz com que nossa invenção se destaque é a inclusão das peças de resina transparente impressas em 3D dentro do concreto. Graças a isso, e ao uso de filamentos que não sejam de fibra óptica, podemos automatizar a produção e reduzir significativamente o tempo de produção, o que se traduz em uma economia no custo final do produto de cerca de 80%”, diz Miguel Sánchez, professor do Departamento de Engenharia da Computação (DISCA) da Universitat Politècnica de València.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe