Como está o cenário de materiais da construção civil?

Soluções Industriais
por
-
21-04-2021 05:55:47
em Indústria e Construção Civil
materiais da construção civil materiais da construção civil/ Fonte: WonderGlobe

Saiba, aqui no CPG, como está o cenário atual dos materiais da construção civil

É fato que a pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid-19) afetou diferentes segmentos no mercado, como o setor de materiais da construção civil, e até mesmo indústrias de embalagens plásticas. Com o grande número de perda de vidas humanas, foi necessário aderir ao isolamento social desde o ano de 2020. Em 2021, o cenário é, praticamente, o mesmo.

Contudo, os processos de retomada da economia no Brasil começaram gradualmente, com, por exemplo, novas vagas de empregos na Petrobras em dezembro de 2020 para o ramo industrial, além de oportunidades para cursos profissionalizantes online, pelo Senai e Faetec para a área da construção civil. 

Mas, é importante ressaltar como está o cenário atual dos materiais da construção civil, pois, além de haver falta de matéria prima, pode sofrer impactos nos preços. Afinal, este também foi o setor mais afetado, devido à pandemia.

Tendo em consideração essas informações, neste artigo nós iremos comentar sobre como está o cenário dos materiais no ramo de construção. Continue lendo e confira!

O cenário atual da construção civil compõe crescimento, demanda por materiais, e oportunidades de cursos no Senai e Faetec

Com as incertezas ocasionadas por causa da covid-19, o setor de construção sofre muitos impactos.

Isso porque, em meio ao andamento de produção de projetos, o cenário atual é a falta de materiais principais, como cimento, aço e cobre. 

Em uma indústria de placa de circuito impresso seria basicamente impossível disponibilizar o produto no mercado para o consumidor final com a falta de materiais. 

Desse modo, um setor que está em alta vive um cenário de demanda pelos principais materiais. Entretanto, em constante crescimento, a área oferece muitas oportunidades de cursos e empregos. 

O Senai anunciou, no início de abril deste ano, mais de 30 cursos onlines, e o curso para área da construção civil é um dos cursos disponíveis com certificação e as inscrições devem ser feitas até o dia 26 de abril. 

Vale lembrar que a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) também oferece cursos profissionalizantes para o setor de construção.

Assim sendo, surgem mais oportunidades de especialização para se candidatar às vagas de emprego que vem sendo divulgadas para trabalhar nas obras de construção de casas, prédios e infraestrutura. Contudo, os profissionais sofrem com a alta nos preços.

O cenário dos materiais de construção civil é de recorde nos preços e pode impactar as obras

A falta de materiais já impacta no cenário atual, ocasionando a paralisação de obras. Logo, é nítido os grandes impactos da pandemia nos diferentes segmentos. 

De acordo com o Índice Nacional de Custo da Construção – M (INCC-M), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o percentual da taxa de inflação de março deste ano é de 2%, e é maior em comparação ao mês de fevereiro, que registrou 1,07%. 

Na área da construção civil, existem diferentes materiais, inclusive o uso de martelete demolidor para realizar obras. Entretanto, matérias como fio de cobre, brita e esquadria, que está com alto índice de preço, podem paralisar as obras.

Desse modo, o atual cenário dos materiais de construção são recordes. Entre março de 2020 a 2021, a soma do aumento de custos dos materiais da do ramo acumulou 31,57%. 

Portanto, o ramo de construção civil sofre grandes impactos com o cenário de alta nos preços e falta de materiais, mas obtém oportunidades de especialização na área e se preparar para o mercado de trabalho.

Gostou do nosso conteúdo? Nós queremos saber sobre a sua opinião! Não deixe de nos acompanhar nos próximos artigos sobre o assunto e fique por dentro de tudo.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Tags:
Soluções Industriais
Como empresa especializa em serviços de B2B, atualmente estamos em parceria com o portal CPG para divulgações de assuntos relevantes no ramo industrias do Brasil.