Se você ainda tem dúvidas, saiba que uma gestão financeira eficiente é o pilar que sustenta o crescimento de lojas ou franquias em longo prazo. Afinal, o controle de receitas e despesas é a base para tomar decisões e criar estratégias para alcançar os resultados esperados.
Mesmo que a importância do bom gerenciamento das finanças seja evidente, muitos lojistas não dão a devida atenção ao assunto e acabam com as contas prejudicadas.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Compra Agora com o Instituto Locomotiva, 98% dos varejistas têm alguma dificuldade nas finanças. E o ranking dos maiores desafios ficou assim:
- despesas (18%);
- gestão financeira (15%);
- concorrência (10%);
- precificação (7%).
A boa notícia é que você pode superar essas dificuldades com uma gestão financeira eficiente. Como? Acompanhe a leitura e entenda como usar as práticas do controle de finanças a favor do seu negócio!
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O que é gestão financeira no varejo?
A gestão financeira no varejo é o conjunto de processos e atividades de planejamento, organização, controle, análise e acompanhamento das entradas e saídas de dinheiro na loja. De modo geral, reúne práticas que visam à maximização de lucros e redução de custos conforme os objetivos da marca.
Suas funções incluem, por exemplo:
- planejamento financeiro e orçamentário: criação de metas de curto a longo prazo, limite de verba por setor e projeções de receitas e despesas;
- gestão do fluxo de caixa: acompanhamento das movimentações do fluxo de caixa em tempo real para evitar fraudes e erros;
- controle do estoque: foco em evitar excesso ou falta de produtos, otimizar operações e reduzir custos;
- gerenciamento de custos: controle das despesas e da margem de lucro dos produtos/serviços;
- monitoramento de indicadores: análises completas de relatórios com indicadores financeiros, como ROI e índice de liquidez, e demonstrativos, como DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício);
- conformidade legal e fiscal: garante o cumprimento das obrigações fiscais, regulatórias e contábeis, além de mitigar riscos legais e financeiros.
Como uma gestão financeira eficiente ajuda a ter mais rentabilidade?
Diante dessas funções, é possível imaginar que uma gestão financeira eficiente impacta positivamente qualquer tipo de negócio. Logo, afeta de modo direto os resultados da loja, como a rentabilidade, os custos, as receitas e os investimentos.
Veja a seguir como o controle das finanças no varejo contribui para elevar o seu lucro e promover a expansão da marca.
Controle de custos
Quando existe um bom gerenciamento das movimentações financeiras da loja, fica mais fácil identificar gastos desnecessários e/ou excessivos e planejar o pagamento de contas sem deixar o caixa no vermelho.
E todas essas práticas levam ao aumento da margem de lucro. Afinal, o negócio passa a produzir mais com menos, mantendo a qualidade dos produtos e a eficiência operacional.
Além de acompanhar despesas operacionais e administrativas, o gestor varejista deve:
- negociar melhores prazos, valores e condições de pagamento junto aos fornecedores;
- otimizar os processos para evitar perda de tempo e recursos;
- controlar de perto cada centavo que sai do caixa.
Outro benefício associado à redução de custos é oferecer preços competitivos aos clientes e alta qualidade dos produtos para melhorar o posicionamento da marca no mercado.
Aumento das receitas
Como consequência da redução de custos, há o aumento das receitas da franquia. Porém, para faturar mais alto, a gestão financeira tem a missão de encontrar oportunidades de expansão e outras estratégias, como:
- diversificação do mix de produtos;
- expansão dos canais e pontos de venda;
- uso de técnicas de precificação com base em dados internos e do mercado;
- criação de programas de fidelidade;
- aumento do ticket médio das vendas com uso de estratégias de marketing.
Investimentos estratégicos
Os investimentos também afetam a rentabilidade de uma franquia. Isso porque, quando bem-planejados e calculados, representam a expansão para novos mercados e atualizações de tecnologia e sistemas para melhorar a eficiência operacional.
Sem falar na chance de proporcionar mais treinamentos para franqueados e equipes conquistarem bons resultados.
Logo, com os investimentos estratégicos, a marca pode fortalecer sua posição competitiva em longo prazo e garantir um crescimento sustentável.
Equilíbrio no estoque
O controle de estoque é vital para o negócio reduzir custos e melhorar sua rentabilidade, pois evita investimentos desnecessários em produtos que ficam parados ou a falta de itens que gera a insatisfação dos clientes e perda de vendas.
Sendo assim, uma gestão financeira eficiente é o caminho para manter o giro do estoque em equilíbrio e as contas no azul.
Análise da margem de lucro e precificação
O controle das finanças contribui diretamente para elevar a margem de lucro com ajustes na precificação e nos custos, e gerar mais rentabilidade ao varejista.
Afinal, uma das análises da gestão é identificar quanto de lucro um produto ou uma categoria dá ao negócio. Assim, é possível tomar decisões sobre precificação, promoções e até mesmo variedade do catálogo.
Planejamento financeiro e orçamentário
Para maximizar a rentabilidade, uma gestão financeira eficiente elabora o planejamento financeiro e orçamentário para o ano, que inclui metas realistas e o uso de estratégias possíveis para alavancar os resultados.
Fora a possibilidade de projetar receitas e despesas e entender pontos de melhorias para ter mais eficiência e lucro.
No planejamento, é possível abordar todos os aspectos do controle financeiro do negócio, como gestão do capital de giro e das vendas.
Como tornar sua gestão financeira mais eficiente?
Para ter uma gestão financeira eficiente no varejo não basta ter bons profissionais na equipe. Eles precisam de sistemas tecnológicos com recursos que realmente atendam às suas necessidades diárias.
Por isso, a melhor dica que podemos dar é: invista em softwares de gestão financeira para automatizar processos, integrar dados de diversos sistemas e fazer análises completas. Assim, as tomadas de decisão dos varejistas se baseiam no cenário atual e real da marca e não em achismos.
Boas vendas! Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão de financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.