A Petrobras colocou à venda vários campos terrestres de petróleo, porem os organizadores estão preocupados, já que a intenção é vender os campos terrestres (onshore) antes das eleições de 2018. O senador Garibaldi Alves Filho (MDB/RN), liderou uma equipe que foi nesta quarta-feira (30) ao encontro do ministro de Minas e Energia Moreira Franco, para cobrar explicações sobre o andamento do programa de Revitalização das Atividades de Exploração de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres e de como serão as vendas dos campos terrestres.
A Petrobras busca vender os direitos de exploração, desenvolvimento e produção de concessões em quatro conjuntos de campos terrestres, no Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. Embora a preocupação da União e do governo federal está no leilão offshore, os campos terrestres (onshore) são geradores de empregos, investimentos e aumentam a renda das regiões onde foram localizados. Um grande exemplo é a região Nordeste que após a queda das atividades de exploração e produção onshore tiveram prejuízos enormes.
Na tabela abaixo apresenta-se o declínio anual bastante expressivo nos últimos 12 meses.
A quantidade de poços que deixaram de produzir.
A projeção da Petrobras diz que para o final de 2018 e o inicio de 2019 o setor de óleo e gás nacional aumentará suas atividades, proporcionando o retorno dos profissionais aos seus empregos.
Aker assina contrato de serviço inteligente para operações offshore