Aguardando as fases iniciais de testes, o modelo de carro elétrico da Caoa Chery EQ1 chega com a missão de se tornar o carro elétrico e subcompacto mais barato do Brasil
Durante o lançamento do Tiggo 7 Pro, Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, confirmou em entrevista que a marca irá lançar dois carros totalmente inéditos no Brasil em 2022. Está previsto que o lançamento principal deverá ser o EQ1, um modelo de veículo elétrico considerado subcompacto, possuindo apenas duas portas dianteiras e com capacidade para até quatro pessoas. De acordo com Alfonso, o modelo já se encontra no Brasil aguardando a fase inicial de testes. O CEO disse ainda que o EQ1, importado da China, já chega com o objetivo principal de se tornar o carro elétrico mais barato já lançado no país.
Leia também
Superando a concorrência
De acordo com executivos da Caoa Chery, o preço de seu novo carro elétrico ficará entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. O também importado da China Kwid elétrico já foi confirmado pela fabricante francesa Renault para concorrer com o EQ1 e outros modelos no ano que vem.
Dentro da própria fabricante francesa, o EQ1 superou seu primeiro ‘rival’, um modelo da geração QQ muito cotado para ser o mais barato já fabricado. A Chery chegou a cogitar trazer a nova geração do QQ para o lançamento, porém essa geração não possui o padrão subcompacto que já vinha sendo produzido e vendido no Brasil nos últimos anos. A escolha pelo EQ1 também foi baseada pelo fato de que ele é muito mais tecnológico e possui um design mais alinhado com o gosto dos brasileiros.
- Importante via de SP terá pedágio eletrônico free flow e quem não pagar estará cometendo uma infração imperdoável
- Motor a Jato em um caminhão japonês? YouTuber faz experimento surreal para descobrir o resultado!
- Toyota RAV4 2025 – O SUV mais vendido da TOYOTA no mundo! Modelo surpreende o mercado ao fazer 14,5 Km/L e esbanjar 941 km de autonomia
- HB20, criado especialmente para o Brasil, chega na Argentina com motor descartado em solo brasileiro por valor milionário
Ficha técnica do EQ1
O EQ1 está em sua versão mais atualizada. Possui um motor elétrico de 75 cv e baterias eficientes, com capacidade e autonomia para rodar até 408 km, segundo o ciclo NEDC, sendo muito mais otimista do que o WLTP, que é mais comum entre as fabricantes.
De acordo com testes básicos de fábrica, o EQ1 alcança cerca de 120 km/h de velocidade máxima. A carroceria, toda em alumínio, mede pouco mais de 3 metros de comprimento e, mesmo sendo um modelo subcompacto e com o interior acanhado, há uma grande tela frontal de 10 polegadas posicionada na vertical.
Planos da Caoa Chery para o futuro
Além do EQ1 e do modelo lançado em 2019, o Arrizo 5e, lançado em 2019, a chinesa Chery pretende investir em modelos híbridos com produção nacional. O CEO da Caoa Chery ainda não confirmou qual será o modelo escolhido pelos executivos da fabricante, mas estima-se que seja o modelo Tiggo 8 totalmente atualizado, podendo ser chamado de Tiggo 8 Pro.
O Tiggo 8 Pro trará uma dianteira com design redesenhado, faróis mais bem posicionados e a grade hexagonal com elementos cromados em sua parte inferior. Super dotado de tração integral, a Caoa Chery afirmou que o Tiggo 8 – possivelmente híbrido – tem potência suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. O que mais tem surpreendido nas declarações de Alfonso é a promessa de que o consumo de combustível do Tiggo 8 será de mais de 100 km/l.