1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Com planos de vender o veículo elétrico mais barato do Brasil, EQ1, carro elétrico subcompacto de duas portas da Caoa Chery chega ao Brasil em 2022
Tempo de leitura 3 min de leitura

Com planos de vender o veículo elétrico mais barato do Brasil, EQ1, carro elétrico subcompacto de duas portas da Caoa Chery chega ao Brasil em 2022

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 15/12/2021 às 11:16
EQ1 - veículo elétrico - carro elétrico - Caoa-Chery
Chery EQ1 passa a ter o sistema automático de estacionamento, acionamento remoto do ar-condicionado e agendamento de carregamento – foto: Divulgação

Aguardando as fases iniciais de testes, o modelo de carro elétrico da Caoa Chery EQ1 chega com a missão de se tornar o carro elétrico e subcompacto mais barato do Brasil    

Durante o lançamento do Tiggo 7 Pro, Marcio Alfonso, CEO da Caoa Chery, confirmou em entrevista que a marca irá lançar dois carros totalmente inéditos no Brasil em 2022. Está previsto que o lançamento principal deverá ser o EQ1, um modelo de veículo elétrico considerado subcompacto, possuindo apenas duas portas dianteiras e com capacidade para até quatro pessoas. De acordo com Alfonso, o modelo já se encontra no Brasil aguardando a fase inicial de testes. O CEO disse ainda que o EQ1, importado da China, já chega com o objetivo principal de se tornar o carro elétrico mais barato já lançado no país.

Leia também

Superando a concorrência

NOVO CAOA CHERY TIGGO 7 PRO 2022: VEM COM MOTOR 1.6 TURBO PARA PEITAR O JEEP COMPASS | TOP CARROS

De acordo com executivos da Caoa Chery, o preço de seu novo carro elétrico ficará entre R$ 100 mil e R$ 150 mil. O também importado da China Kwid elétrico já foi confirmado pela fabricante francesa Renault para concorrer com o EQ1 e outros modelos no ano que vem.

Dentro da própria fabricante francesa, o EQ1 superou seu primeiro ‘rival’, um modelo da geração QQ muito cotado para ser o mais barato já fabricado. A Chery chegou a cogitar trazer a nova geração do QQ para o lançamento, porém essa geração não possui o padrão subcompacto que já vinha sendo produzido e vendido no Brasil nos últimos anos. A escolha pelo EQ1 também foi baseada pelo fato de que ele é muito mais tecnológico e possui um design mais alinhado com o gosto dos brasileiros.

Ficha técnica do EQ1

O EQ1 está em sua versão mais atualizada. Possui um motor elétrico de 75 cv e baterias eficientes, com capacidade e autonomia para rodar até 408 km, segundo o ciclo NEDC, sendo muito mais otimista do que o WLTP, que é mais comum entre as fabricantes.

De acordo com testes básicos de fábrica, o EQ1 alcança cerca de 120 km/h de velocidade máxima. A carroceria, toda em alumínio, mede pouco mais de 3 metros de comprimento e, mesmo sendo um modelo subcompacto e com o interior acanhado, há uma grande tela frontal de 10 polegadas posicionada na vertical.  

Planos da Caoa Chery para o futuro

Além do EQ1 e do modelo lançado em 2019, o Arrizo 5e, lançado em 2019, a chinesa Chery pretende investir em modelos híbridos com produção nacional. O CEO da Caoa Chery ainda não confirmou qual será o modelo escolhido pelos executivos da fabricante, mas estima-se que seja o modelo Tiggo 8 totalmente atualizado, podendo ser chamado de Tiggo 8 Pro.

O Tiggo 8 Pro trará uma dianteira com design redesenhado, faróis mais bem posicionados e a grade hexagonal com elementos cromados em sua parte inferior. Super dotado de tração integral, a Caoa Chery afirmou que o Tiggo 8 – possivelmente híbrido – tem potência suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. O que mais tem surpreendido nas declarações de Alfonso é a promessa de que o consumo de combustível do Tiggo 8 será de mais de 100 km/l.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos