Novo SUV da Citroën chega ao mercado automotivo para desbancar as vendas do Fiat Fastback. Conheça o Citroën Basalt, SUV que entrega 130 cv e até 13,6 km/l de consumo.
Lançado no mês de outubro de 2024, o Citroën Basalt somou, até o encerramento do mês de novembro, seis mil unidades vendidas, abalando diretamente as vendas do Fiat Fastback. Deste total, cerca de 1.300 já foram emplacadas. Segundo informações, devido à alta demanda pelo novo SUV da Citroën, a fábrica de Porto Real (RJ) não interromperá a produção nas festividades do fim de ano.
Novo SUV Citroën Basalt desbanca vendas do Fiat Fastback e pode liderar em breve
Também devido à alta nas vendas do Citroën Basalt, já houve concessionário expandindo sua equipe de vendas. A série especial do novo SUV da Citroën já teve todo o seu estoque vendido.
Agora, os interessados em comprar o SUV com motor Turbo 200 terão que optar pela Feel ou Shine. Segundo fontes de mercado, os clientes têm optado pelas versões Turbo 200 e a opção Feel 1.0 Firefly, ainda não tem chamado a atenão dos consumidores.
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Após muitos flagras, o novo SUV da Citroën foi revelado por completo e o visual se manteve o mesmo do conceito apresentado há alguns meses. Diferente do C3 Aircross, o novo SUV coupé vem com uma versão com motor 1.0 aspirado.
O rival do Fiat Fastback está sendo vendido em três versões, sendo uma com o 1.0 aspirado e câmbio manual, e as demais com o 1.0 turbo e câmbio CVT, o conjunto conhecido como T200.
Em dimensões, o modelo tem 4.343 mm de comprimento, porém, ele privilegia o balanço traseiro para criar uma harmonia pelo caimento cupê do teto, com 2.645 mm entre os eixos. Com isso, o Citroën Basalt chegou com 490 litros de porta-malas.
Novo SUV ultrapassa o Fiat Fastback entregando 14,5 km/litro
O SUV da Citroën na versão Basalt Feel 1.0 vem com motor 1.0 aspirado Firefly, um velho conhecido da Stellantis. Com três cilindros e 6 válvulas em comando único, tem 71 cavalos e 10 kgfm com gasolina e 75 cavalos e 10,5 kgfm com etanol.
Em um carro de 1.120 kg, o rival do Fiat Fastback tem consumo homologado pelo Inmetro de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina e 9,3 e 10,2 km/litro, respectivos, com etanol.
Para o Basalt Feel Turbo e Shine Turbo, como o nome já diz, o 1.0 turbo foi escolhido. Ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cavalos com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis.
O consumo é de 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina, e vai de 8,3 a 9,6 km/litro, respectivos, com etanol.
Quanto custa o novo SUV da Citroën?
Para competir com o Fiat Fastback, o novo Citroën Basalt chega com equipamentos como direção elétrica com regulagem de altura da coluna, sistema multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios, painel de instrumentos em tela de 7″, 4 airbags, câmera de ré, luzes diurnas em LEDs, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos, chave canivete, retrovisores elétricos, entre outros, câmbio automático CVT, opcional de pintura bitom, bancos e volante em revestimento premium, entre outros.
Vale mencionar que os equipamentos do rival do Fiat Fastback vão variar de acordo com as versões, que custam:
- Feel 1.0 Firefly MT – R$ 89.990;
- Feel Turbo 200 CVT – R$ 96.990;
- Shine Turbo 200 CVT – R$ 104.990.
Absurdo em 2024 os veículos ainda orbitam no consumo urbano em torno dos 10,0 km/L; mesmo consumo de meu Fiesta Hatch 2008 1.0 flex 16 anos atrás… Cadê a evolução mecânica em prol da economia???
Isso aqui em Brasil, jamais teremos preocupação com o povo, aqui é exploração, pega a tabela de carro, o valor que paguei em meu carro a 4 anos, vou ter pouca perda ao vender ele hj, isso é Brasil!
Se alguém entender, ( Duvido muito a ainda aposto) …. Então me explique.
Preocupacao com o povo quem tem é o SUS. Esperar isso de uma.multinacional é no minimo, ingenuidade.
O motor a combustão já tem mais de 100 anos, já evoluiu tudo que tinha. Para aumentar o consumo e desempenho só sendo hibrido ou totalmente elétrico.
CONCORDO
Nos estados Unidos senti os carros com melhor consumo urbano, pistas melhores, gasolina muito melhor, semáforos mais ajustados… por aí… no Brasil é complexo.
É a velha correia dentada ou evoluiu pra corrente de comando? Um carro de 100 mil não pode ser correia pra arrebentar e ter que retificar cabeçote com menos de 50 mil km
Esse motor apesar de 3 cilindros é corrente de comando em aço banhada em óleo. Menos mal.