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Citroën Basalt desafia vendas do Fiat Fastback com motor turbo que faz 13,6 km/L e preço na faixa dos R$ 89 mil! 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 09/12/2024 às 01:07
Citroën Basalt desafia vendas do Fiat Fastback com motor turbo que faz 13,6 km/L e preço na faixa dos R$ 89 mil! 
Foto: Divulgação/Citroën

Novo SUV da Citroën chega ao mercado automotivo para desbancar as vendas do Fiat Fastback. Conheça o Citroën Basalt, SUV que entrega 130 cv e até 13,6 km/l de consumo.

Lançado no mês de outubro de 2024, o Citroën Basalt somou, até o encerramento do mês de novembro, seis mil unidades vendidas, abalando diretamente as vendas do Fiat Fastback. Deste total, cerca de 1.300 já foram emplacadas. Segundo informações, devido à alta demanda pelo novo SUV da Citroën, a fábrica de Porto Real (RJ) não interromperá a produção nas festividades do fim de ano.

Novo SUV Citroën Basalt desbanca vendas do Fiat Fastback e pode liderar em breve

Também devido à alta nas vendas do Citroën Basalt, já houve concessionário expandindo sua equipe de vendas. A série especial do novo SUV da Citroën já teve todo o seu estoque vendido.

Agora, os interessados em comprar o SUV com motor Turbo 200 terão que optar pela Feel ou Shine. Segundo fontes de mercado, os clientes têm optado pelas versões Turbo 200 e a opção Feel 1.0 Firefly, ainda não tem chamado a atenão dos consumidores.

Após muitos flagras, o novo SUV da Citroën foi revelado por completo e o visual se manteve o mesmo do conceito apresentado há alguns meses. Diferente do C3 Aircross, o novo SUV coupé vem com uma versão com motor 1.0 aspirado.

O rival do Fiat Fastback está sendo vendido em três versões, sendo uma com o 1.0 aspirado e câmbio manual, e as demais com o 1.0 turbo e câmbio CVT, o conjunto conhecido como T200.

Em dimensões, o modelo tem 4.343 mm de comprimento, porém, ele privilegia o balanço traseiro para criar uma harmonia pelo caimento cupê do teto, com 2.645 mm entre os eixos. Com isso, o Citroën Basalt chegou com 490 litros de porta-malas.

Novo SUV ultrapassa o Fiat Fastback entregando 14,5 km/litro

O SUV da Citroën na versão Basalt Feel 1.0 vem com motor 1.0 aspirado Firefly, um velho conhecido da Stellantis. Com três cilindros e 6 válvulas em comando único, tem 71 cavalos e 10 kgfm com gasolina e 75 cavalos e 10,5 kgfm com etanol.

Em um carro de 1.120 kg, o rival do Fiat Fastback tem consumo homologado pelo Inmetro de 13 km/litro na cidade e 14,6 km/litro na estrada, com gasolina e 9,3 e 10,2 km/litro, respectivos, com etanol.

Para o Basalt Feel Turbo e Shine Turbo, como o nome já diz, o 1.0 turbo foi escolhido. Ligado ao câmbio CVT com simulação de 7 marchas, tem 125 cavalos com gasolina e 130 cv com etanol, com torque de 20,4 kgfm com ambos os combustíveis.

O consumo é de 11,9 km/litro na cidade e 13,7 km/litro na estrada, com gasolina, e vai de 8,3 a 9,6 km/litro, respectivos, com etanol.

Quanto custa o novo SUV da Citroën?

Para competir com o Fiat Fastback, o novo Citroën Basalt chega com equipamentos como direção elétrica com regulagem de altura da coluna, sistema multimídia com tela de 10″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fios, painel de instrumentos em tela de 7″, 4 airbags, câmera de ré, luzes diurnas em LEDs, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos, chave canivete, retrovisores elétricos, entre outros, câmbio automático CVT, opcional de pintura bitom, bancos e volante em revestimento premium, entre outros.

Vale mencionar que os equipamentos do rival do Fiat Fastback vão variar de acordo com as versões, que custam:

  • Feel 1.0 Firefly MT – R$ 89.990;
  • Feel Turbo 200 CVT – R$ 96.990;
  • Shine Turbo 200 CVT – R$ 104.990.

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George
George
09/12/2024 08:40

Absurdo em 2024 os veículos ainda orbitam no consumo urbano em torno dos 10,0 km/L; mesmo consumo de meu Fiesta Hatch 2008 1.0 flex 16 anos atrás… Cadê a evolução mecânica em prol da economia???

Marcelo Guedes
Marcelo Guedes
Em resposta a  George
09/12/2024 08:55

Isso aqui em Brasil, jamais teremos preocupação com o povo, aqui é exploração, pega a tabela de carro, o valor que paguei em meu carro a 4 anos, vou ter pouca perda ao vender ele hj, isso é Brasil!

José Herculano da Silva Sobrinho
José Herculano da Silva Sobrinho
Em resposta a  Marcelo Guedes
09/12/2024 10:14

Se alguém entender, ( Duvido muito a ainda aposto) …. Então me explique.

Alexandre
Alexandre
Em resposta a  Marcelo Guedes
13/12/2024 08:01

Preocupacao com o povo quem tem é o SUS. Esperar isso de uma.multinacional é no minimo, ingenuidade.

Jorge
Jorge
Em resposta a  George
09/12/2024 12:39

O motor a combustão já tem mais de 100 anos, já evoluiu tudo que tinha. Para aumentar o consumo e desempenho só sendo hibrido ou totalmente elétrico.

Motorhead
Motorhead
Em resposta a  George
09/12/2024 17:43

CONCORDO

Ricardo
Ricardo
Em resposta a  George
10/12/2024 06:27

Nos estados Unidos senti os carros com melhor consumo urbano, pistas melhores, gasolina muito melhor, semáforos mais ajustados… por aí… no Brasil é complexo.

Marcos
Marcos
09/12/2024 11:18

É a velha correia dentada ou evoluiu pra corrente de comando? Um carro de 100 mil não pode ser correia pra arrebentar e ter que retificar cabeçote com menos de 50 mil km

Roberto Brandão
Roberto Brandão
Em resposta a  Marcos
09/12/2024 15:45

Esse motor apesar de 3 cilindros é corrente de comando em aço banhada em óleo. Menos mal.

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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