A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou uma mudança significativa em sua metodologia de medição e monitoramento do trânsito na cidade de São Paulo.
A partir desta sexta-feira (3), será possível acompanhar a lentidão nas ruas e avenidas da capital, que até então não eram consideradas no índice divulgado pelo órgão municipal. Esta é a primeira vez desde a inicialização do monitoramento do trânsito, há quase 40 anos, que 95% das vias municipais estarão sendo levadas em conta para medir o congestionamento.
Um acréscimo de mais de 19 mil quilômetros foi adicionado ao escopo da CET – um salto assombroso comparado aos 868 quilômetros levantados nos últimos 13 anos. Com essa novidade, os moradores de São Paulo finalmente terão um panorama completo do trânsito na cidade, que conta com cerca de 20 mil quilômetros de ruas e avenidas.
A mudança veio para oferecer mais tranquilidade e previsibilidade aos motoristas que trafegam pela capital. A Prefeitura de São Paulo anunciou que os números de congestionamento a partir desta sexta-feira não poderão mais ser comparados com o passado. O motivo é o uso de uma nova série histórica da lentidão, medição esta que apontou mais de 290 quilômetros de lentidão às 10h desta sexta-feira.
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O prefeito Ricardo Nunes (MDB) alertou que a base de dados mudou de 868 para 20 mil quilômetros, o que significa um grande aumento na informação das vias com trânsito na cidade. Para facilitar essa adaptação, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) divulgará as duas estimativas de lentidão durante um período.
Assim como uma onda que cresce e logo se dissipa, as ruas da capital paulista sofrerão um aumento significativo na informação sobre congestionamento, porém, isso também contribuirá para tornar mais fácil detectar áreas com maior incidência no trânsito.
A Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) de São Paulo anunciou recentemente uma nova parceria com o aplicativo Waze, que permitirá a monitoração em tempo real das vias da cidade. O sistema tem o objetivo de prevenir e controlar o congestionamento, usando cálculos precisos para estudar rotas de trânsito e chegar a locais com maior fluxo de veículos mais rapidamente.
De acordo com Ricardo Teixeira, secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, o novo sistema permitirá que “viaturas cheguem prontamente às áreas congestionadas para operações de trânsito”. A informação é “uma luz no fim do túnel” para quem deseja se locomover pela cidade sem enfrentar filas intermináveis.
A CET promete, assim, facilitar as deslocações dos motoristas por meio da informação confiável fornecida pelo Waze. Uma revolução na mobilidade urbana que possibilitará que nossas ruas sejam percorridas com mais agilidade e segurança!
A Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de concurso para 254 novos funcionários, incluindo 150 agentes de trânsito. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade já vinha com monitoramento de trânsito na região há quase 40 anos, começando com estagiários posicionados em prédios altos observando o congestionamento pelos binóculos e se comunicando pela rádio. Um marco histórico para a CET, que viu Jair de Souza Dias, atual presidente da empresa, começar sua carreira nesta função. A medida vem como forma de modernização no sistema de monitoramento do trânsito e melhorar a mobilidade urbana na capital paulista.