Implementação de um Avançado Sistema de Gestão de Distribuição para Otimizar o Fornecimento de Energia
São Paulo, junho de 2023 – No propósito de aprimorar a qualidade do fornecimento de energia para seus consumidores, a Cemig está encabeçando um projeto de digitalização. O grande destaque dessa iniciativa é a implantação do Sistema Avançado de Gestão de Distribuição de Energia (ADMS) fornecido pela Schneider Electric, uma autoridade em termos de transformação digital na gestão de energia e sustentabilidade.
Esta aquisição, conquistada por licitação, tem o foco na atualização da gestão da rede elétrica, a mais extensa do Brasil, que hoje ainda é dependente de sistemas legados internos. A Cemig, sendo a empresa mais impactada pela integração de recursos de energia distribuídos (DER) no país, também investiu no módulo DERMS. Este módulo permite uma gestão e planejamento eficiente de redes elétricas ativas, o que ampliará a conexão de fontes renováveis e elétricas.
Integrando Tecnologia para Benefício dos Consumidores
A companhia, agora munida com novas tecnologias, unificará diversos recursos que atualmente operam de forma isolada, para gerenciar, em tempo real, toda a rede que fornece energia para cerca de 18 milhões de pessoas (9,5 milhões de clientes), correspondendo a 96% do estado de Minas Gerais. Isso significa mais confiabilidade, segurança e qualidade no serviço para os consumidores de 774 municípios mineiros, incluindo um melhor atendimento durante falhas de energia.
- BAMIN: Um dos Melhores Lugares para Trabalhar, Premiada pelo GPTW pela Quinta Vez!
- Mineração em Alta: Demanda por Liderança em Transformação Digital e ESG em 2025
- América Latina e Brasil na Vanguarda da Revolução da Energia Verde e Sustentável
- Repsol Sinopec e PUCRS Revelam Tecnologia Revolucionária para Captura de CO₂ na América Latina
“Estamos no começo da implementação e estamos confiantes de que todas as nossas metas de modernização e eficiência energética serão alcançadas com o suporte da Schneider Electric Brasil”, declara Djim de Andrade Martins, Gerente de Arquitetura de Sistemas e Engenharia de Software da Cemig.
A Cemig prevê grandes melhorias na produtividade e otimização operacional, pois as novas tecnologias incorporam inteligência artificial (IA) e conectividade nativa, interligando-se aos recursos de campo da distribuidora. Isso possibilita tanto o monitoramento em tempo real quanto o aprimoramento contínuo da gestão dos ativos.
O Papel Vital da Schneider Electric
“A solução automatizará muitos procedimentos que atualmente são executados manualmente, permitindo que a equipe de operações se dedique a funções mais analíticas, proporcionando maior segurança e eficiência na supervisão e controle do sistema elétrico”, explica Hortênsia Américo, líder técnica do projeto.
Em março de 2023, a Schneider Electric foi reconhecida como a principal fornecedora de Sistema Avançado de Gestão de Distribuição (ADMS) no relatório Guidehouse Insights Leaderboard for ADMS Vendors.
“Como uma empresa multinacional, a Schneider Electric se preocupa em entender e atender às necessidades dos mercados locais, por isso, estamos muito orgulhosos em poder auxiliar a Cemig em sua estratégia de transformação digital no Brasil”, finaliza Marcos Matias, presidente da Schneider Electric Brasil.
Sobre a Schneider Electric
O objetivo da Schneider é capacitar todos a obterem os melhores resultados com nossa energia e nossos recursos, impulsionando o progresso e a sustentabilidade. Seu lema é “Life Is On”.