1. Início
  2. /
  3. / Brasil se torna o maior fornecedor de petróleo bruto para China
Tempo de leitura 2 min de leitura

Brasil se torna o maior fornecedor de petróleo bruto para China

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 06/09/2018 às 04:48

Sem categoria

Brasil se torna o maior fornecedor de petróleo bruto para China

Remessas de petróleo do Brasil para as refinarias independentes da China aumentaram 81,4% no mês para 1,21 milhão de toneladas em Agosto

Oito empresas na China, incluindo a trader Taifeng Hairun, importaram no mesmo mês petróleo bruto brasileiro dos campos de Lula, Iracema e Sapinhoa. A pesquisa da Platts cobre os barris importados para refinarias independentes através de portos na província de Shandong e Tianjin, bem como os da próxima refinaria mega Hengli Petrochemical na província de Liaoning e na refinaria Zhejiang Petrochemical na província de Zhejiang. Entre esses consumidores 36 eram cotistas de importação de petróleo bruto, que receberam uma cota total de 120,83 milhões de toneladas este ano, representando 86,8% da alocação total de cotas de importação de 2018 do país.

A refinaria Hongrun também recebeu cerca de 60 mil toneladas de óleo bruto da Líbia em agosto, o primeiro da série no setor. O óleo bruto da Líbia é um petróleo leve com API de cerca de 37 e enxofre de cerca de 0,67%. As refinarias independentes se esquivaram tanto dos petróleos e crudes dos EUA quanto de outras origens que carregam dos portos dos EUA em agosto, devido à tensão comercial atual entre a China e os EUA. A Sinoenergy ofereceu petróleo canadense que carrega de Portland nos EUA para a chegada de agosto, mas não conseguiu atrair o interesse de compra.

Após a queda no total das importações, os estoques de matérias-primas nos principais portos de Shandong caíram para 4,03 milhões de toneladas em 30 de agosto, queda de 14% em relação ao final de julho, segundo dados do provedor local JLC. O total de agosto foi o menor em 13 meses, e 26% abaixo do recorde do final de junho, de 5,42 milhões de toneladas. Os principais portos em Shandong compradores do óleo bruto brasileiro são a Qingdao, Dongjiakou, Longkou, Laizhou, Rizhao, Dongying e Yantai.


Recomendado para você

Produção de Gás começa dar sinais de crescimento no Brasil

Produção de Gás começa dar sinais de crescimento no Brasil

Investimentos na produção de gás prometem trazer inúmeros contratos e avanços industriais no setor segundo a ANP
O mercado de Gás começa dar sinais de crescimento econômico no Brasil, após anos…

Flavia Marinho

0

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Tags
Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos