Bomba: Vazamento de dados pessoais do Facebook atinge 8 milhões de brasileiros; no mundo são 533 milhões de pessoas

Fábio Lucas
por
-
03-04-2021 15:23:21
em Economia, Negócios e Política
Facebook / vazamento de dados

Mais um escândalo no Facebook. Segundo o portal de notícias Busines Insider informou que um usuário de baixo nível de um fórum publicou gratuitamente dados de centenas de milhões de pessoas. Os dados poderiam ser vistos por qualquer pessoa, de forma gratuita e ilimitada.

Os dados que foram publicados no fórum de hackers tem dados de nada menos que 533 milhões de usuários do Facebook. Os dados são 106 países. Os países com mais dados divulgados foram os Estados Unidos, Reino Unido e índia. Os dados continham números de telefone, ID do Facebook, nomes completos, data de nascimento, e-mails, e etc. O Brasil teve um total de 8 milhões de pessoas com dados expostos nas redes.

Vazamento de dados de milhões de usuários do Facebook é preocupante

A quantidade de dados vazados do Facebook é surpreendente. Muito detalhados, as informações coloca em risco a segurança dos usuários. Criminosos cibernéticos terão um prato cheio com informações preciosas para cometerem crimes e fraudes online.

Alon Gal, diretor da Hudson Rock, empresa de segurança online, ressaltou a preocupação com o vazamento dos dados: ”Um banco de dados desse tamanho contendo as informações privadas, como números de telefone de muitos usuários do Facebook, certamente levará a malfeitores tirarem vantagem dos dados para realizar ataques”.

Como foi descoberto o vazamento

Gal disse ao Insider que descobriu os dados vazados do Facebook em janeiro quando um usuário do grupo de hackers ofereceu um bot que poderia gerar dados de milhões de pessoas no Facebook em troca de um valor em dinheiro. Gal confirmou que os dados eram verdadeiros na ocasião. Se antes era cobrado, agora não é mais. Os dados completos foram divulgados no grupo e todos tiveram acesso amplo a todas as informações ali contidas.

Em 2019, algo parecido aconteceu com o Facebook. Dados de milhões de usuários acabaram vazando e deixou muitas pessoas expostas a crimes e fraudes envolvendo os seus nomes.

Tags:
Fábio Lucas
Jornalista brasileiro, amo esportes, notícias e política. Já trabalhei em diversos outros portais, mas agora estou trabalhando no Click Petróleo e Gás. QUALQUER DÚVIDA, SUGESTÃO OU CONTRATAÇÃO PARA NOVOS TRABALHOS SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO WTHASAPP 87 98104-5048