BNDES prepara para as usinas de etanol, nova linha de financiamento com taxa atrelada à pegada de carbono

BNDES, usinas, etanol, carbono

Usina

O objetivo deste programa do BNDES é melhorar a nota de eficiência energético-ambiental das usinas de etanol, para diminuir emissões de carbono

O BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social está preparando um novo canal de financiamento cuja taxa de juros está relacionada à melhoria da “pegada de carbono” das usinas de produção de etanol, e pode ser lançado até o final deste ano. O objetivo é elevar os níveis de eficiência energética e ambiental das usinas aprovadas pelo programa RenovaBio, que entrou em vigor este ano.

ANÚNCIO

Veja ainda outras notícias do dia:

Quem afirmou sobre o programa foi Mauro Mattoso, chefe do Departamento do Complexo Agroalimentar e Biocombustíveis do banco, em uma palestra em evento virtual na consultoria Datagro. O banco está considerando oferecer custos iniciais relativos a TLP – taxas a longo prazo, Selic ou a custos fixos.

Ao contratar recursos da linha de produção, o BNDES deve estabelecer uma meta para o desenvolvimento da fatura – caso essa meta seja atingida, o produtor terá descontos nas taxas de juros.

Por outro lado, as usinas que saírem da RenovaBio para não renovar a certificação do programa, que deve ser feita a cada três anos, deverá ser punida com um aumento de custos, disse.

Segundo Mattoso, a agência não deve avaliar os projetos das usinas para melhorar seu posto. Dessa forma, a usina poderá utilizar o recurso inclusive para a produção de matéria-prima se isso de fato influenciar na melhoria de sua nota de eficiência.

A nova linha do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social deverá ser acessada por unidade produtora, e terá limite por planta e por grupo econômico controlador. O pagamento deve ser feito imediatamente na entrada.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos